TAXAS DE DESCONTO AUMENTAM OS NÍVEIS DE FUNDEAMENTO DOS PLANOS ALEMÃES


De acordo com o relatório German Pension Finance Watch, da Willis Towers Watson, no primeiro semestre de 2017, um aumento na taxa de desconto melhorou os níveis de fundeamento dos planos de pensão das empresas listadas na Alemanha.

A taxa de desconto aplicada aos passivos previdenciários das empresas do índice DAX aumentou 24 pontos base desde o início do ano. Com isso, os passivos foram reduzidos, elevando o índice de fundeamento médio para 65,9% em comparação a 63% no final de 2016.

No mesmo período, o volume total de ativos nos planos de previdência do índice DAX aumentou ligeiramente, em 0,3%, para €251 bilhões.

A notícia chega no momento em que os empregadores alemães se adaptam a novas regras que exigem que eles façam aportes maiores a determinados planos de pensão. A partir de 2019, uma nova estrutura regulatória - a Betriebsrentenstärkungsgesetz (BRSG) - obrigará as empresas que operam planos de pensão diferidos (Entgeltumwandlung) a pagar 15% em contribuições aos programas.

A nova regulação foi introduzida para evitar que os empregadores economizem em contribuições sociais e custos salariais.

Para os novos planos, as regras entram em vigor a partir de 2019, enquanto os planos existentes terão até 2022 para se adaptar à mudança.

A nova regulação foi aprovada pelo parlamento alemão no início deste ano e entrará em vigor a partir de 2018. A partir daí, pela primeira vez na história alemã, os planos de pensão poderão ser criados sem a oferta de garantias, observadas determinadas condições. Eles deverão ser negociados e estabelecidos conjuntamente por empregadores e sindicatos (Tarifparteien) por meio de acordos coletivos de trabalho.

“Dada as atuais baixas taxas de juros, essa nova opção traz diversas vantagens”, diz Thomas Jasper, diretor de Planos Ocupacionais da Willis Towers Watson na Europa Ocidental. “Mas também limita o espaço de manobra das empresas, que precisarão se manter em constante diálogo com os “Tarifparteien”.

A lei também introduz subsídios que visam à inserção de trabalhadores de baixa renda nos planos de previdência, bem como a implantação de planos nas PMEs.



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br