FUNDOS DE PENSÃO DE BAIXO CUSTO JÁ CONTAM COM A ADESÃO DE 9% DOS TRABALHADORES DE HONG KONG, DIZ A MPF


Desde abril, 9% das contas (834 mil) do fundo de pensão de Hong Kong (Mandatory Provident Fund - MPF) passaram para os recém-lançados fundos padrão de baixo custo, afirmou na quarta-feira a autoridade de supervisão Mandatory Provident Fund Schemes Authority (MPFA).

A reforma que instituiu a Estratégia de Investimento Padrão (Default Investment Strategy - DIS), aprovada em 1 de abril, exige que todas as quinze gestoras de fundos de pensão da cidade criem fundos padrão para trabalhadores que não tenham optado por perfis de investimento específicos, limitando as taxas de administração, entre outras, a 0,95%; abaixo, portanto, da taxa média de 1,56% cobrada pelas gestoras de fundos do MPF. Os fundos padrão agora concentram ativos da ordem de HK$ 15,4 bilhões (US$ 1,9 bilhão).

Muitos participantes ainda estão “esperando para ver” como os fundos DIS irão performar, já que eles foram instituídos há apenas quatro meses, diz Cheng Yan-chee, diretor de Assuntos Corporativos e diretor executivo da autoridade de supervisão dos fundos de pensão de Hong Kong, a MPFA.

“Nosso objetivo, ao introduzir a DIS, será alcançado se mais funcionários começarem a prestar mais atenção em suas contas, gerenciando-as de forma mais ativa”, acrescenta Cheng.

A reforma foi um passo importante para lidar com as altas taxas administrativas e a complexidade na seleção de fundos no âmbito do sistema previdenciário de Hong Kong, que cobre 2,9 milhões de trabalhadores e gerencia US$ 90 bilhões em patrimônio líquido. Há, no total, 9,3 milhões de contas individuais atualmente.



South China Morning Post
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br