POUPADORES AMERICANOS PARTICIPAM MENOS DE FUNDOS DE PENSÃO


Os americanos estão poupando mais, embora não seja por meio dos planos de pensão ofertados pelo empregador. É o que indica uma analise de mercado conduzida pela empresa especializada Hearts & Wallets.

O levantamento junto a 5.500 domicílios norte-americanos revelou que a poupança média dos domicílios aumentou de 4,6%, em 2013, para 5,5% no ano passado. No entanto, a percentagem de poupança domiciliar direcionada a planos de aposentadoria ofertados pelo empregador, como os planos 401(k), caiu 7 pontos percentuais, chegando a 22% em 2014. Ao mesmo tempo, o número de domicílios que participam de planos de pensão baseados no vínculo empregatício também caiu de 60%, em 2013, para 56% em 2014.

“A pesquisa demonstra que, no ano passado, o poupador médio esteve mais preocupado em acumular reservas para o caso de uma emergência do que poupar para a aposentadoria”, explica Laura Varas, co-fundadora da Hearts & Wallets. A parcela de domicílios que afirma reservar recursos para lidar com eventos inesperados saiu de 37%, em 2013, para 45% em 2014.

A adoção da inscrição automática por muitas empresas ajuda a elevar a participação nos planos. Mas os empregadores também podem estimular tal participação ao oferecer uma contrapartida à contribuição do empregado, afirma Varas.

A pesquisa apurou que a contrapartida do empregador pode vir a dobrar as contribuições dos empregados, sobretudo daqueles que ganham entre US$ 48 mil e US$ 96 mil anuais. Nesses casos, o aumento contributivo foi de 2,5 vezes.

Apenas 10% dos pesquisados teriam direito a uma contribuição do patrocinador superior a 6% do salário, enquanto um terço receberiam entre 4% a 6%, um terço 3%, e 24% não teriam direito a contribuição alguma.

O tamanho da empresa patrocinadora tende a influenciar seu nível de contribuição ao plano. A média de 6% de contrapartida é observada nas grandes empresas, informa Alison Borland, vice-presidente sênior de Estratégia e Soluções de Aposentadoria da Aon Hewitt.

 “A popularidade da contrapartida do patrocinador cresce nas empresas de grande porte”, afirma a especialista. “Parece haver uma preocupação maior das empresas com a renda de aposentadoria de seus funcionários. Elas estão dispostas a investir mais em aposentadoria do que em qualquer outro benefício.” 



CNBC
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