PLANOS BD E CD SATISFEITOS COM O TRABALHO DAS CONSULTORIAS


Mais de 80% dos planos de Contribuição Definida (CD) e Benefício Definido (BD) recomendariam a sua consultoria de investimento a outro plano com necessidades similares, apurou a National Association of Pension Funds (NAPF) britânica. Entretanto, a associação que congrega os fundos de pensão do país também observou que a porcentagem de planos de planos satisfeitos é menor entre os programas CD (80%) em comparação aos BD (86%).

Joanne Segars, CEO da NAPF afirmou: “está claro que, de maneira geral, os fundos de pensão valorizam os serviços providos pelas consultorias de investimento, embora devamos ficar atentos à diferença entre o nível de satisfação dos planos BD e CD, uma vez que os ativos CD tendem a crescer rapidamente”.

A NAPF informou que os planos BD avaliam positivamente as consultorias por oferecerem explicações sobre assuntos de natureza técnica, além de canais eficazes de comunicação, assessoramento proativo, objetivo e bem embasado, dentro outros critérios. Contudo, apenas 35% dos respondentes declararam possuir um processo para avaliar a performance desses prestadores de serviço. 40% dos planos acreditam que as consultorias oferecem uma relação custo benefício ‘muito boa’ ou ‘excelente’.

Em relação aos planos CD, 88% consideram sua relação com as consultorias positiva por elas entenderem o funcionamento dos planos, enquanto 83% se dizem satisfeitos com a opção padrão de investimento recomendada pela assessoria externa. 28% dos respondentes não avaliam sua consultoria em termos de relação custo benefício. A NAPF diz que irá desenvolver um guia prático para ajudar os conselheiros a realizar a tarefa.  

A pesquisa indicou ainda que 28% dos planos BD possuem especialistas de investimento dentro do próprio fundo. Essa porcentagem aumenta para 48% entre os fundos com mais de £1bilhão e diminui para 11% entre as entidades com menos de £250 milhões em ativos. Segars afirma que no futuro deverá haver uma cooperação maior entre comitês internos de investimento e as firmas de consultoria, em especial nos fundos de maior porte.



Pension Funds Online
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br