FUNDO DE PENSÃO SUECO IRÁ PROCESSAR A PETROBRAS


Um dos maiores investidores da Suécia prometeu entrar com uma ação judicial contra a Petrobras, tornando-se o terceiro grande investidor a buscar indenização junto à empresa petrolífera brasileira.

 

O fundo AP1, avaliado em 30 bilhões de euros, planeja processar a Petrobrás separadamente ao invés de participar de uma ação coletiva que está sendo movida contra a corporação após o descobrimento de um escândalo de corrupção envolvendo bilhões de dólares.


Um porta-voz do AP1, que possuía 3,7 milhões de euros em ações da Petrobras no final de dezembro, afirmou: “Nós não participamos da ação coletiva porque desejamos entrar com o nosso próprio processo contra a empresa.”

 

Nas últimas duas semanas, a Dimension Fund Advisors, gestora de fundos dos EUA, além de outros seis fundos de pensão de Nova Iorque, optaram por processar separadamente a Petrobras em função de perdas acarretadas por denúncias de suborno dentro da companhia entre os anos de 2004 e 2012.

 

As ações, iniciadas no estado de Nova Iorque, alegam que a companhia não foi precisa ao declarar o valor de seus ativos, tendo feito, ainda, declarações enganosas a respeito de suas políticas anticorrupção e controles internos de reporte financeiro.
De acordo com os documentos submetidos ao Judiciário, as ações da Petrobrás foram vendidas a valores artificialmente elevados. A empresa se nega a comentar o caso. 



The Irish Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br