FUNDO DE PETRÓLEO DA NORUEGA DOBRA ALOCAÇÃO EM ATIVOS AMBIENTAIS


O Fundo de Pensão do Governo da Noruega - Global (Norway’s Government Pension Fund Global - GPFG) irá praticamente dobrar os seus investimentos no meio ambiente, que passarão de atuais NOK30 bilhões (€3,6 bilhões) para NOK50 bilhões, informa o governo norueguês.

A declaração foi dada pelo Ministro da Fazenda em recente visita ao Parlamento, ocasião em que foi apresentado o relatório de investimentos do fundo soberano, que tem aproximadamente NOK5,1 trilhões sob gestão.

O ministro da Fazenda afirmou que “os mandatos ambientais aumentarão dos atuais 20 a 30 bilhões de coroas para 50 bilhões de coroas”. Além disso, o Norges Bank, que administra o fundo, irá preparar uma declaração de investimentos em separado para discriminar as aplicações do fundo em mercados emergentes e energias renováveis, salientou o  ministro.

O relatório demonstra que o fundo possuía mais de NOK500 bilhões investidos em mercados emergentes ao final de 2013, além de cerca de NOK180 bilhões em companhias consideradas ‘amigas do meio ambiente’. No ano passado, o fundo obteve retornos de 15,9% antes das taxas administrativas (0,07%) em comparação com 13,4% no ano anterior.

O Fundo de Pensão do Governo - Noruega, (Government Pension Fund Norway - GPFN), de tamanho menor e abrangência doméstica, alcançou, em 2013, uma rentabilidade de 15,7% antes das taxas administrativas de 0,07%. Em 2012, o resultado foi de 12,2%. De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor total do Fundo de Pensão do Governo (GPFN) era de NOK5,21 bilhões no final de dezembro.

O ministro afirmou que os bons retornos alcançados por ambos os fundos soberanos se deveram à boa performance dos mercados acionários em 2013.

Desde sua criação, o retorno anual médio do GFPG é de 3,9%, patamar pouco abaixo da meta de 4% a.a. Segundo o ministro, flutuações de curto prazo no nível de rentabilidade são normais e não devem ser fontes de preocupação. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br