AP3, AP1 E FOLKSAM INVESTEM EM DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA


Os fundos de pensão suecos AP1, AP3 e Folksam uniram forças com a Borealis Infrastructure visando à compra da rede de distribuição da companhia energética Fortum por aproximadamente €6,6 bilhões.

Os três fundos formaram um consórcio para a compra da distribuidora Fortum após a companhia energética ter concluído a fase de desinvestimento em todos os negócios envolvendo distribuição de energia que possuía.

Kerstin Hessius, CEO do fundo de solvência estatal AP3, afirmou: “Esse investimento em infraestrutura é uma excelente opção para a carteira do fundo.” O AP3 vem trabalhando no acordo há mais de 18 meses, informa Hessius. “Como um fundo de pensão de grande porte com um horizonte de investimento de longo prazo, o AP3, bem como seus parceiros no consórcio, são excelentes candidatos a donos de redes de distribuição de energia.”

No mês passado, o AP1 anunciou que pretendia se dedicar a esse tipo de investimento. Johan Magnusson, CEO do fundo, declarou: “A infraestrutura é um componente importante de nossa carteira.” Ele salienta que o investimento em questão é de alta qualidade e que ele vem para beneficiar a carteira do fundo e, por conseguinte, o sistema previdenciário sueco como um todo.

Segundo os participantes do consórcio, a empresa Fortum é a segunda maior distribuidora de energia da Suécia, atendendo 906 mil consumidores e com market share de 17%. Os fundos garantem que serão proprietários estáveis e de longo prazo da empresa, continuando a desenvolver a rede de distribuição a fim de bem atender os consumidores. 

O consórcio é formado pela Borealis Infrastructure (50% de participação), AP3 (20%), Folksam e subsidiárias (17,5%) e AP1 (12,5%). A Borealis administra investimentos da ordem de 53,2 bilhões de euros para o gigante canadense Ontario Municipal Employees Retirement System.

A transação deve ser finalizada no segundo trimestre desse ano para depois seguir para a aprovação do regulador. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br