SUPERVISOR HOLANDÊS FARÁ PESQUISA SOBRE CORRUPÇÃO JUNTO AOS FUNDOS DE PENSÃO


O supervisor holandês De Nederlandsche Bank (DNB) acaba de anunciar que está analisando o risco de corrupção no âmbito dos fundos de pensão.

O DNB deve realizar uma pesquisa - em continuidade à publicação do guia de melhores práticas de combate à corrupção no ano passado - a fim de ter um entendimento maior sobre os processos e atividades mais “vulneráveis” dos planos.

O regulador diz já ter elaborado uma lista dos planos com perfil mais elevado de risco. No entanto, a agência se recusa a dizer quais seriam esses planos ou quantos programas constam da lista.

O porta-voz do DNB, Ben Feiertag, fez questão de dizer que a pesquisa não foi ocasionada por nenhum evento específico, e que estudos similares deveram ser conduzidos junto aos bancos e seguradoras do país.

O Banco Central também afirmou que os resultados da pesquisa ajudarão os fundos de pensão a mitigar os diversos riscos associados à corrupção. Declarou, ainda, que esses riscos podem surgir em função de um combinação entre “acúmulo de conhecimento” e concentração de poder, acrescentando que fundos com sedes em localidades remotas tendem a oferecer maior risco.

De acordo com o regulador, profissionais terceirizados também oferecem riscos de integridade em potencial, já que tais relacionamentos, bem como interesses privados, podem afetar o processo decisório.

O DNB salienta que propinas e conflitos de interesse podem desestabilizar não apenas fundos de pensão individuais, mas o sistema previdenciário como um todo, tendo em vista a reação do público frente a eventos dessa natureza. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br