BA FECHA NOVO ACORDO PREVIDENCIÁRIO, ABRINDO ESPAÇO PARA O PAGAMENTO DE DIVIDENDOS À IAG


A British Airways concordou em aportar 300 milhões de libras por ano ao seu plano de pensão - além de contribuições adicionais esporádicas - dentro de um novo acordo que permitirá que a companhia aérea pague dividendos à IAG, sua proprietária.

A IAG disse que o novo acordo teve como base uma avaliação de solvência do plano realizada no final de março de 2015 que revelou um déficit técnico de 2,8 bilhões de libras (US$ 3,4 bilhões) em comparação ao rombo de 2,7 bilhões de libras registrado três anos antes.

Segundo o acordo, a BA fará contribuições fixas de 300 milhões de libras anuais até 2027 para cobrir o déficit, valor condizente com o que já vinha sendo pago no último triênio. Dependendo do caixa, a empresa também poderá aportar até 150 milhões de libras adicionais ao plano anualmente.

O acordo ajudou a tranquilizar os investidores, que estavam indóceis após a empresa informar, em julho, que precisava de mais tempo para analisar os termos do contrato. Com a notícia, as ações da BA tiveram 5% de valorização.  

A companhia prestes a completar 100 anos de idade possui dois planos de pensão. O acordo anunciado na terça-feira refere-se ao plano de maior porte, o New Airways Pension Scheme. “A agência reguladora já foi informada do acordo”, declarou a corporação.

A BA disse ainda que a proporção de ativos em relação aos passivos do plano melhorou, chegando a 82,7% em comparação a 78,3% em 2012, ano em que foi feita a última revisão trienal.

Os ativos do plano aumentaram 3,7 bilhões de libras, chegando a 13,3 bi no final do triênio encerrado em março de 2015. No mesmo período, o volume de passivos sofreu um incremento de 3,8 bilhões, atingindo 16,1 bilhões de libras.  

Em junho, a decisão da Grã-Bretanha de deixar a União Europeia, seguida do corte nas taxas de juros e da queda na rentabilidade dos títulos, contribuiu para aumentar o déficit dos fundos de pensão de inúmeras empresas.



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br