REGULADOR AUSTRALIANO CLAMA POR MAIOR TRANSPARÊNCIA DE CUSTOS NOS FUNDOS DE PENSÃO


O regulador do mercado financeiro australiano determinou que haja total transparência de custos nos produtos de investimento disponíveis para os fundos de pensão após um relatório oficial clamar por maior eficiência no sistema, que gerencia nada menos que US$ 1,6 trilhão.

Em nota, a Australian Securities & Investments Commission (ASIC) disse que a iniciativa visa permitir que os consumidores tomem decisões mais bem embasadas.

A indústria pioneira australiana - batizada de “super indústria” - é maior que o PIB do país e paga mais de AU$72 bilhões em benefícios anualmente, o dobro do sistema estatal. Trata-se de um modelo para os países desenvolvidos.

Mas a indústria sofre com as altas taxas e um leque limitado de produtos. Associados a péssimas escolhas por parte dos aposentados (que sacam os recursos de uma só vez para comprar carros e fazer viagens), esses fatores têm levado os australianos a exaurir os ativos previdenciários ainda em vida.

“Os saldos mais elevados e a consolidação dos fundos na última década não levaram aos resultados almejados”, afirmou o relatório sobre o sistema financeiro. “Os benefícios em potencial acabaram sendo neutralizados pelas altas taxas embutidas nos produtos disponíveis ao invés de se refletirem em custos menores.”

A determinação da ASIC passará a valer a partir de primeiro de janeiro para todos os informativos de produtos de investimento e aqueles ofertados pelos fundos de superannuation. “Os consumidores poderão ter a certeza de que a indústria está promovendo, de forma mais evidente, a transparência das taxas e custos, facilitando as comparações entre os diferentes produtos”, explicou o comissário da ASIC, Greg Tanzer.



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br