PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE PLANO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, JÁ DESCARTADA, CUSTOU C$ 70 MILHÕES À PROVÍNCIA DE ONTÁRIO
O esforço para criar um plano de previdência complementar em Ontário custou à província C$ 70 milhões (US$ 53,3 milhões), divulgou o Ministério da Fazenda local.

O Plano de Pensão de Ontário (Ontario Retirement Pension Plan - ORPP) deveria funcionar como um complemento ao Canada Pension Plan - CPP (C$ 278,9 bilhões sob gestão), mas a proposta foi por água abaixo após a celebração, em junho deste ano, de um acordo entre os Ministérios da Fazenda do Canadá e das províncias para fortalecer o CPP. Todas as legislaturas provinciais aprovaram o reforço ao CPP, com exceção da British Columbia, que deverá assinar o acordo ainda em 2016.

De acordo com o site do ministro da Fazenda de Ontário, Charles Sousa, a maior despesa - C$ 30 milhões - refere-se à operacionalização da ORPP Administration Corp. Desse total, C$ 6 milhões foram direcionados ao pagamento das equipes e o restante à contratação de gestores financeiros, analistas de sistemas e assessoria legal, dentre outros serviços terceirizados. 

Outros custos incluem os C$ 25 milhões dedicados ao estabelecimento do ORPP, em 2013. Desse montante, C$ 10 milhões foram destinados à remuneração de pessoal, C$ 8 milhões a campanhas educacionais e pesquisa e C$ 7 milhões à cobertura de despesas de terceirização.  

Também consta na prestação de contas do ministério da Fazenda um valor adicional de C$ 15 milhões utilizado para encerrar as operações da ORPP Administration Corp.

Os esforços de criação do ORPP começaram após uma tentativa frustrada de melhoramento do CPP. Na época, Charles Sousa e a premier de Ontário, Kathleen Wynne, comprometeram-se a criar um plano suplementar em nível provincial.   



Pensions & Investments
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br