PPF PROPÕE NOVO MODELO DE RISCO DE INSOLVÊNCIA


A proposta do novo modelo é conferir maior precisão à análise do risco de insolvência, produzindo classificações sob medida para avaliar esse risco. Um recente relatório divulgado pelo fundo garantidor britânico também inclui uma avaliação das taxas a serem cobradas dos fundos de pensão. Isso porque a introdução da nova tecnologia acarretaria na redistribuição dessas taxas entre as entidades pagadoras. Medidas de transição estão sendo estudadas.

Em outubro deste ano, as novas classificações de risco devem começar a ser utilizadas para calcular as taxas pagas a partir de 2015. A ideia é dar aos fundos tempo suficiente para compreender o modelo antes que ele entre em vigor.

“Acreditamos que a nova modelagem de risco de insolvência produzirá classificações mais robustas e claras, oferecendo, assim, maior transparência e acesso aos fundos que pagam a taxa”, opinaMartin Clarke, diretor executivo de Risco Financeiros do PPF.

O modelo foi desenvolvido pela Experian Credit Services com a ajuda de representantes da indústria e da PricewaterhouseCoopers (PwC). “O modelo que criamos oferece uma avaliação mais precisa das classificações do risco de insolvência, já que, pela primeira vez, os cálculos estão sendo realizados com base em dados históricos das patrocinadoras cobertas pelo PPF”, explica o diretor gerente da Experian, Paul Vescovi. O modelo também utiliza variáveis mais condizentes com as empresas que possuem planos de Benefício Definido.

O chefe da área previdenciária da CBI, Jim Bligh, afirma que a maneira como o componente de risco da taxa vinha sendo calculado nem sempre refletia, de forma justa, o risco de insolvência. Por isso, a iniciativa do PPF é muito bem-vinda. “A exemplo do que acontece toda vez que se introduz um novo sistema, é certo que teremos vencedores e perdedores. As empresas obrigadas a pagar as maiores taxas terão um prazo adicional para se adaptar à nova realidade. É muito importante que as companhias discutam e troquem experiências com o PPF e a Experian”, aconselha Bligh. 



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