PROVÍNCIA CANADENSE PROÍBE A COMPRA DE FAZENDAS


Mês passado, o governo de Saskatchewan, maior província agrícola do Canadá, proibiu temporariamente a compra de fazendas por determinados investidores, informa a agência de noticias Bloomberg.

 

A preocupação do governo é que o forte aumento do valor das terras causado por investimentos de fundos de pensão, apesar de benéfico para os participantes dos planos, é prejudicial aos mais jovens por elevar os níveis de dívida agrícola e o número de arrendatários.

 

A proibição criou um dilema entre o crescente número de agricultores mais velhos que pretendem vender suas terras e as compras já planejadas pelos investidores, entre eles o maior fundo de pensão do país.

 

O equivalente a US$ 55,8 bilhões em fazendas por todo o país, que é o segundo maior exportador de trigo do mundo, serão negociados por agricultores a fim de financiar suas aposentadorias ao longo dos próximos 15 anos, diz a consultoria Bonnefield Canadian Farmland.

 

Mais de 40% das terras cultiváveis canadenses estão localizadas em Saskatchewan, que decretou a proibição temporária à aquisição de terras por parte de fundos de investimento e fundos de pensão no dia 13 de abril, enquanto a Lei de Segurança Agrícola é revisada.. O governo estuda a possibilidade de dar às restrições um caráter permanente.  

 

A crescente demanda por parte dos investidores pode fazer com que as terras cheguem a preços muito elevados, fazendo com que fazendeiros se tornem arrendatários, “colocando as fazendas em risco”, afirmou a Ministra da Agricultura de Saskatchewan, Lyle Stewart. “Além disso, gera preocupação a possibilidade das terras virem a ser negociadas por preços bem superiores aos que elas realmente valem”, acrescenta.

 

O preço das terras cultiváveis em Saskatchewan mais que dobrou na última década - alcançando CAN$881 por 0,4 hectares em 2013 - segundo dados da Statistics Canada. Somente no ano passado, os preços aumentaram 19%, mais do que em qualquer outra província do país, alerta a Farm Credit Canada



NZ Herald
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br