PLANEJE A APOSENTADORIA COM BASE EM SUA IDADE BIOLÓGICA, NÃO CRONOLÓGICA


A maioria das pessoas planeja o quanto vai gastar na aposentadoria com base em sua idade cronológica. Mas em um futuro não muito distante, elas poderão utilizar como parâmetro algo completamente diferente: a idade biológica. Por quê?

“A verdadeira idade de uma pessoa não depende do calendário” diz Moshe Milevskya, professor da Universidade de York e coautor da recém-publicada pesquisa “Retirement Spending and Biological Age”. “A idade biológica aumenta segundo uma variável estocástica não-linear à idade cronológica, algo comparável a um relógio que ocasionalmente retrocede no tempo.”

Inspirado por uma corrente médica que ganha força e que identificou biomarcadores de envelhecimento, os quais oferecem melhores estimativas sobre o quão velho o individuo realmente é, Milevsky e seus colegas procuraram determinar o quanto os aposentados podem gastar na aposentadoria dada a sua idade biológica e não cronológica.  

“Não é descabido argumentar que, num futuro tecnológico não muito distante, a idade individual será mais estreitamente associada ao tempo biológico do que ao calendário ou ao tempo.”

 O que mais Milevsky tem a dizer sobre o estudo e suas implicações? Fizemos uma pequena entrevista com o autor:

 

Na pesquisa, você argumenta que a idade biológica não é suficiente para tomar decisões econômicas, e que são necessárias informações tanto sobre a idade biológica quanto cronológica para que possamos decidir racionalmente. Por que?

Colocando de maneira simples, se você tiver 85 anos e o seu médico disser que você “parece ter 70 anos”, ele estará lhe dando uma ótima notícia. Mas se você tiver 50, a opinião do médico será péssima. Em outras palavras, você precisa saber quantos anos tem biológica e cronologicamente a fim de ter uma real ideia da sua situação - e poder tomar decisões adequadas sobre os seus gastos.  

 

Você sugere que se os aposentados tivessem acesso a um dispositivo com sua idade biológica em tempo real, seria possível saber como consumir os ativos previdenciários de forma mais consistente com um modelo de ciclo de vida racional. O que isso significa?

Todo mundo conhece a regra dos 4%, que consiste numa sugestão ou recomendação sobre quanto gastar na aposentadoria. Essa regra tem que ser atualizada dependendo da idade que você tem - obviamente - já que quanto mais tarde você se aposentar, na ausência de algum evento extraordinário, mais dinheiro você terá para gastar. O que estamos dizendo é que esta regra deve e pode ser modificada com base na idade biológica ao invés da idade cronológica. Muito em breve você estará usando um adesivo, telefone ou camisa que lhe dirá quão velho seu corpo é realmente e nós queremos estar preparados para, quando esse tempo chegar, nos tenhamos algoritmos que (também) nos digam o quanto economizar, gastar e investir baseado na idade verdadeira de cada um.


O que os aposentados e pré-aposentados devem ou não fazer com sua poupança de aposentadoria já que eles não têm acesso a um dispositivo que lhes diga a sua idade biológica em tempo real? Os aposentados devem gastar, consumir, sacar seus ativos com base em sua expectativa de vida?

Nossa pesquisa é voltada para o futuro e talvez até tenha um caráter aparentemente especulativo neste momento, mas acho que os consultores financeiros devem ter ao menos uma ideia da idade verdadeira, ou biológica, de seus clientes antes de darem qualquer aconselhamento. Nesta era do “dever fiduciário” em que vivemos, parte do processo é estimar a idade corretamente. Embora os dispositivo sobre os quais falei ainda não estejam disponíveis, os profissionais podem fazer uso de exames de sangue ou mesmo questionários médicos. Mas esse futuro chegará mais rápido do que você imagina.

 

Que outros conselhos você teria para os pré-aposentados e aposentados, dadas as conclusões do estudo?

De maneira geral, defendemos uma abordagem mais econômica para os saques e gastos de aposentadoria. Uma abordagem que não dependa tanto da maximização de probabilidades, mas do trade off entre gastar mais cedo (mais) ou mais tarde (menos) na aposentadoria. Se houver apenas 5% de chance de você viver a ponto de se tornar um centenário, quanto do seu dinheiro quer reservar caso isso aconteça? Isso é algo que qualquer pessoa que se aposente deve se perguntar mais cedo ou mais tarde.



USA Today
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br