MAIOR ALAVANCAGEM TRAZ RISCOS PARA FUNDOS DE PENSÃO DO CANADÁ


O aumento da alavancagem ocasionado pelo ambiente de baixas taxas de juros e mudanças demográficas tem elevado a barra nos investimentos de alguns planos de pensão canadenses. A alavancagem média dos seis maiores fundos no Canadá subiu de 19% para 24% desde 2009 de acordo com um relatório recente da Moody's. De forma conjunta, os ativos dos planos somavam CAN$ 1,4 trilhão (US$ 1,1 trilhão) em 2016.


 “Assim como em muitos outros países, os planos canadenses de Benefício Definido estão enfrentando mudanças demográficas adversas, em parte devido ao envelhecimento da geração de baby boomers”, disse Jason Mercer, vice-presidente assistente da Moody's, em comunicado. “A proporção de participantes ativos/aposentados, uma medida que espelha a proporção relativa de participantes que realizam contribuições em relação aos aposentados recebedores de benefícios, caiu nas seis entidades gestoras de planos nos últimos 10 anos, já que o aumento do número de aposentados foi superior ao de participantes ativos.”  


A pressão decorrente do pagamento de benefícios de maior valor e contribuições mais baixas acabou sendo parcialmente responsável por fazer com que os planos ficassem mais dependentes da receita dos investimentos, diz o relatório.


Além disso, os fundos que optam por aumentar a alavancagem e os ativos ilíquidos para gerar retornos suficientemente altos a fim de aliviar as pressões de fundeamento decorrentes do envelhecimento populacional e das baixas taxas de juros também ficam mais expostos a riscos de investimentos no evento de correção do mercado. A alavancagem crescente traz maiores riscos para os gestores previdenciários, pois aumenta as perdas e os ganhos.


 “Fluxos de caixa líquidos menos robustos tornam os fundos mais dependentes da performance do mercado para manter os atuais níveis de fundeamento”, acrescentou Mercer. “Mas as baixas taxas de juros diminuem a capacidade dos fundos de obter retornos mais elevados a fim de compensar as pressões impostas pelos fluxos de caixa.”


Segundo a Moody's, os fundos de pensão públicos canadenses costumam possuir alta qualidade de crédito dada a sua estabilidade e previsibilidade de fluxos de caixa futuros, arcabouço regulatório robusto em nível nacional e provincial, patrocinadores fortes e ampla cobertura das obrigações por ativos líquidos de alta qualidade. No entanto, o aumento da alavancagem e os investimentos menos líquidos elevam os riscos para os fundos de pensão.


“Se houver uma queda prolongada no valor dos investimentos, os custos advindos de juros mais altos e menor liquidez levariam a uma redução dos fluxos de caixa das entidades”, diz o relatório. “Isso poderia resultar em cortes nos benefícios e/ou aumentos nos níveis contributivos, com os empregadores reduzindo proporcionalmente os passivos e/ou reforçando as posições dos ativos dos planos de pensão.” 



Chief Investment Officer
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br