PENSÕES DA SAA NÃO TERÃO A AJUDA DO GOVERNO


O Sindicato Nacional dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores Aliados (National Union of Public Service and Allied Workers’ Union - Nupsaw) manifestou preocupação com a intenção do governo de usar recursos do fundo de pensão dos funcionários públicos para salvar a South African Airways (SAA), que está em dificuldades financeiras.


O Nupsaw, que é afiliado à nova Federação de Sindicatos Sul-Africana, reagiu a relatos de que o governo estaria considerando a possibilidade de utilizar recursos do  Government Employees’ Pension Fund (GEPF) para dar apoio financeiro à companhia aérea em dificuldades.

 

Os ativos do GEPF são geridos pela Public Investment Corporation (PIC), que os investe em nome dos participantes.

 

Success Mataitsane, secretário-geral do Nupsaw, disse que qualquer intervenção por parte do governo “seria apenas uma solução de curto prazo” que não levaria em conta os “efeitos potencialmente devastadores” sobre os participantes e beneficiários do GEPF.

 

Ele disse ainda que na condição de custodiante de uma parcela significativa dos recursos dos servidores públicos, o GEPF seria o responsável por garantir a sustentabilidade do fundo. Qualquer investimento irresponsável, como o que está sendo considerado pelo Tesouro Nacional, ameaçaria a sua sustentabilidade.

 

“Se esses fundos forem exauridos, o país passará a ter milhares de pensionistas forçados a arcar com despesas inesperadas", acrescentou Mataitsane.

 

Diante disso, o sindicato exigiu que o Tesouro Nacional abandone a ideia de usar os recursos do GEPF para refinanciar a South African Airways, que vem registrado perdas financeiras ano após ano.

 



The Citizen
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br