PESQUISADORES CRIAM SOFTWARE QUE PODE PREVER A EXPECTATIVA DE VIDA


Imagine se um computador pudesse lhe dizer quantos dias você ainda tem de vida. Nesse caso, você poderia optar por viver de forma diferente - talvez gastando o seu dinheiro de outras maneiras ou fazendo da sua saúde uma prioridade. 

Independente de você estar pronto ou não para saber o que o futuro lhe reserva, pesquisadores da Universidade de East Anglia começaram um projeto de criação de um software que - entre outras coisas - poderá prever o tempo de vida das pessoas.

Os pesquisadores argumentam que saber a própria expectativa de vida pode ser útil para o planejamento da aposentadoria, cuidados médicos e o estudo dos efeitos de medicamentos utilizados no tratamento de doenças crônicas.  

É impossível prever exatamente a data em que alguém irá morrer, mas os pesquisadores pretendem comparar as pessoas segundo idade, sexo, saúde e estilo de vida a fim de chegarem a uma estimativa precisa de quantos anos de vida ainda se tem pela frente.

Dados de 3,4 milhões de pacientes

“Se tomássemos como referência mil pessoas com mais ou menos as mesmas condições, estilos de vida e assim por diante, poderíamos supor que viveriam por um determinado número de anos”, disse à CNN a chefe do grupo de pesquisa, Elena Kulinskaya.

Trata-se de um projeto de Big Data (“megadados”), ou seja, que utiliza vastas quantidades de informação - nesse caso, os registros médicos de 3,4 milhões de cidadãos britânicos.

“São dados médicos de pessoas acompanhadas há anos por seus clínicos particulares. São dados de rotina e, vale ressaltar, absolutamente anônimos”, explica Kulinskaya.

Big Data é maravilhoso”, diz o Dr. Richard Siow, coordenador do Centro de Pesquisa sobre o Envelhecimento do King’s College de Londres. “A fim de identificar tendências, muitas empresas estão fazendo uso desse recurso, seja na indústria farmacêutica, seja no setor de distribuição de alimentos.”

“No entanto, aplicar Big Data em nível individual é, a meu ver, pouco realista”, acrescenta. “Há tantas variáveis ​​diferentes que pode acabar havendo generalizações.”

Melhores cuidados com a  saúde

Ainda assim, Kulinskaya está confiante de que a pesquisa poderia ajudar os médicos a tomar decisões mais conscientes a respeito da saúde de seus pacientes, por exemplo, ao comparar as expectativas de vida de indivíduos expostos a diferentes tipos de tratamentos. Pode até vir a ser útil para o planejamento da aposentadoria.

Princípios para uma vida mais longa

“As pessoas podem pegar suas poupanças de aposentadoria e utiliza-las como quiserem”, explica Kulinskaya. “Mas para planejar a aposentadoria e saber o quanto poderão gastar, é bom ter alguma ideia sobre o quanto viverão.”

A pesquisa levará quatro anos para ser concluída e receberá £800 mil - cerca de US$ 1,15 milhão - em financiamento do Institute and Faculty of Actuaries (IFoA). Embora as descobertas sejam utilizadas principalmente por atuários (de companhias seguradoras, por exemplo), o IFoA pretende torná-las públicas para que qualquer pessoa possa acessá-las.  

“Como o prevenido vale por dois”, defende Kulinskaya, “se você está pensando a respeito da sua aposentadoria ou da sua saúde, conhecer a sua expectativa de vida significa que você poderá melhorá-las um pouco mais.”



CNN
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br