KPN REFORMULA O PORTFÓLIO PARA AUMENTAR A EXPOSIÇÃO AO RISCO


O fundo de pensão da empresa de telecomunicações holandesa KPN (€ 8,7 bilhões sob gestão) reformulou a carteira de investimentos para adequá-la a sua nova abordagem de risco que prevê o aumento da exposição ao risco e a investimentos ilíquidos.

No relatório anual de 2015, o KPN Pensioen afirma que a nova política de investimento foi baseada na nova Estrutura de Avaliação Financeira (nFTK) da Holanda.

O novo FTK oferece mais alternativas em termos de suavização de taxas de juros aos planos holandeses, além de alongar seus horizontes de investimento.

Como passo inicial, o KPN substituiu sua alocação de 4% em títulos do governo denominados em euros por papéis do governo dos EUA; no futuro, o fundo pretende substituir os títulos americanos - juntamente com sua alocação em crédito - por hipotecas residenciais e asset-backed securities.

O plano já vendeu €68 milhões em títulos alemães indexados à inflação, reinvestindo os recursos em propriedades nos EUA e Japão, bem como no Fundo de Hipotecas Holandesas da TKPI, sua gestora de ativos.

O fundo de pensão tem planos de começar a investir em private equity em substituição às ações europeias e de mercados emergentes, tendo afirmado que procura, ainda, substituir parte dos seus 3,3% de alocação em commodities por hedge funds.

Embora tenha perdido 24,6% nos investimentos que possui em commodities, o fundo enfatizou que a classe de ativos contribuiu para a diversificação da carteira, “tendo em vista que a correlação com o mercado acionário diminuiu”.

O KPN Pensioen registrou uma rentabilidade de 3,7% em 2015.

A alocação em renda variável (44,8%) teve rentabilidade de 3,7%, enquanto a carteira de títulos (45,6% do total de ativos) alcançou retornos de 1,3%.  Os ativos imobiliários produziram retornos de 8,3%.

O hedge de taxa de juros do plano foi o principal fator a contribuir para os resultados anuais, gerando 2,9 pontos percentuais de retorno. A cobertura inclui swaptions, o que fez com que o hedge diminuísse após o aumento dos juros, informou a entidade.

Ao longo dos seis primeiros meses de 2015, o fundo de pensão ajustou o hedge de taxas de juros duas vezes.

Após a diminuição das taxas no início do ano, o fundo de pensão reduziu sua proteção de 75% para 35%, reinvestindo a maior parte dos recursos em swaps e swaptions. Quando as taxas de juros subiram novamente, o KPN Pensioen elevou o nível de hedge para 45%.

Na esteira desses ajustes, o fundo aperfeiçoou o mecanismo de gatilho que levará a futuras mudanças, informou o relatório anual.

A entidade perdeu 0,1% no hedge cambial de 50% em relação ao dólar americano, libra esterlina e iene japonês, moedas que tiveram valorização perante o euro no período.

No final de abril, o nível de fundeamento do KPN era de 113,3%. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br