Um novo relatório disponibilizado pela gestão do MBTA diz
que fundo de pensão da agência de trânsito de Boston precisará de US$ 1 bilhão
em financiamento extra nos próximos dezoito anos a fim de honrar suas
obrigações para com os aposentados e manter-se solvente.
Brian Shortsleeve, gerente geral em exercício da
Autoridade de Transportes da Baía de Massachusetts, deve apresentar as
conclusões do relatório durante uma conferência na próxima segunda-feira.
Em
entrevista ao jornal “The Boston Globe”, ele afirmou que além dos baixos
retornos nos investimentos, ao longo dos últimos dez anos os benefícios pagos
aos aposentados excederam o volume de contribuições dos participantes, bem como
a receita tributária direcionada à autoridade de trânsito.
Quase
6.700 aposentados estão filiados ao fundo, cujo volume de ativos sob gestão
chega a US$ 1,5 bilhão.
“Eles
simplesmente transferiram 272 órgãos da folha de pagamento do estado para o
fundo de aposentadoria devido a privatizações, demissões e programas de
demissão voluntária”, argumenta Jimmy O'Brien, presidente do sindicato Boston
Carmen.
Entre as
opções para lidar com a lacuna de financiamento estão mudanças na forma de
cálculo dos benefícios, reduções nos programas de melhorias de capital e
pedidos aos legisladores para que aumentem os aportes ao plano.
Tanto
trabalhadores quando empregadores concordam que incorporar o fundo de pensão ao
sistema de aposentadoria dos funcionários do estado também seria uma boa opção.
As discussões devem continuar no mês de junho.
CBS Boston