REGULADOR HOLANDÊS IRÁ PUBLICAR DADOS SOBRE PASSIVOS E NÍVEIS DE HEDGE DOS FUNDOS DE PENSÃO


O regulador holandês - De Nederlandsche Bank (DNB) - dará início à publicação de dados relativos aos passivos, níveis de hedge de taxas de juros e ao tamanho das carteiras de renda fixa dos fundos de pensão.

O órgão regulador, que já publica informações sobre os níveis de fundeamento, rentabilidade e ativos sob gestão nos fundos de pensão, argumenta que a transparência de planos individuais será essencial para dar maior clareza aos balanços das fundações.

“Apesar dos altos retornos”, disse o Ministério de Assuntos Sociais holandês, “os níveis de solvência dos fundos de pensão podem cair em função de sua susceptibilidade aos movimentos das taxas de juros, os quais afetam os passivos. Ao publicar também o nível de passivos, a sociedade pode ter uma visão melhor da evolução do fundo de pensão.”

O ministério disse que o regulador também pretende esclarecer qual a proporção de passivos atribuível ao próprio plano, a participantes ou a arranjos de resseguro, acrescentando que distinção similar será aplicada aos investimentos.

De acordo com o ministério, o regulador começará a publicar, ainda, os níveis de hedge de taxas de juros com o intuito de deixar claro até que ponto o desempenho de um determinado plano pode ser atribuído à cobertura contratada.

Por fim, o ministério afirmou que os fundos de pensão deverão fornecer informações gratuitas sobre os riscos de investimento mediante solicitação do participante.



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br