ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL SUECA PEDE QUE OS FUNDOS AP LIDEM COM A QUESTÃO DA BIODIVERSIDADE


Os fundos de solvência suecos deveriam considerar o impacto de suas carteiras de ativos sobre a biodiversidade global, afirmou uma organização não governamental do país. De acordo com o Fair Trade Centre, os fundos AP 1-4 e o AP7 também devem ser mais rigorosos ao exercer seus poderes de acionista.

Num relatório intitulado ‘Pushing the planet to retirement’, a ONG pediu que os fundos busquem uma maior aderência a padrões internacionais ao tratar de temas de cunho ambiental, embora reconheça que eles já são signatários de uma iniciativa apoiada pela ONU sobre o uso do óleo de palma.

“Os fundos AP têm apresentado uma conduta de monitoramento das carteiras, engajamento, exclusões e exercício ao voto que não leva em conta estratégias de longo prazo que objetivam a redução dos impactos mais significativos sobre a biodiversidade e ecossistemas”, afirmou o relatório.

 O relatório alega ainda que os fundos estão “ficando para trás” no que se refere à observação de princípios ambientais, sociais e de governança, apesar de o seu Conselho de Ética já ter afirmado repetidas vezes que tem procurado atuar junto às empresas na defesa de causas ambientais ainda pouco difundidas na maior parte das instituições.

A ONG argumenta que a ausência de estratégias que levam em conta a biodiversidade seria “resultado da má gestão, por partes dos fundos, dos impactos sociais e ambientais”.

A organização acrescentou que há certa falta de vontade política do detentor dos ativos dos fundos AP 1-4, isto é, do governo sueco, que falha em estabelecer diretrizes sobre o assunto. No entanto, há a expectativa de que a reforma iminente do sistema ajude a mudar esse panorama.

Em resposta ao conteúdo do relatório, o AP2 afirmou, em nome dos demais fundos, que tem plena ciência da relevância do tema da biodiversidade para as empresas e para a sociedade como um todo. “Muitas das discussões conduzidas pelo Conselho de Ética incluem questões relacionadas à biodiversidade e aos ecossistemas.” 



Wiser, inetpost.mobi
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br