CHINA PLANEJA AUMENTAR A IDADE DE APOSENTADORIA
A idade média de aposentadoria na China é ligeiramente inferior a 55 anos, a mais baixa do mundo. Contudo, o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida levou o governo a rever as políticas previdenciárias do país.

De fato, parece que a China seguirá o caminho da Austrália, aumentando, nos próximos anos, as idades de aposentadoria.

De acordo com o periódico estatal People’s Daily, o sistema previdenciário chinês, criado em 1953, permite que os homens se aposentem a partir dos 60 anos e as mulheres dos 55, patamares bastante razoáveis levando-se em conta a expectativa de vida da época, que girava em torno dos 50 anos.

Entretanto, com a atual expectativa de vida em torno dos 70 anos, o governo diz que “já passou da hora” de rever as idades de aposentadoria. “Até 2050, a proporção de pessoas em idade laborativa para cada aposentado será de 1,3”, diz Yin Weimin, ministro de Recursos Humanos e Previdência Social da China. “Em comparação, hoje temos 3,04 pessoas trabalhando para cada aposentado. ” Yin também ressalta que até 2050, 38,6% da população chinesa serão compostos de idosos. Hoje essa proporção é de 15,5%. 

Ainda segundo Yin, qualquer alteração na idade de aposentadoria será feita de forma gradual, com acréscimos mensais a cada ano, e que a população será informada com antecedência.

Na Austrália, o governo de Rudd-Labor decidiu, em 2009, aumentar a idade de aposentadoria de 65 para 67 anos a partir de 2023. Mais recentemente, o ex-ministro da Fazenda Joe Hockey tentou elevar as idades ainda mais, para 70 anos, mas a proposta foi rejeitada pelo partido Trabalhista. 



Business Insider (Austrália)
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br