TAXA DE INFERTILIDADE DA MALÁSIA É PREOCUPANTE


Baixas taxas de fertilidade levam à diminuição do ritmo de crescimento da população, acarretando o seu envelhecimento, dentre outras consequências. De acordo com Noor Azina Ismail, professor de Economia e Administração da Universidade Malaia, o desenvolvimento social tem feito com que as taxas de fertilidade venham diminuindo rapidamente desde a década de 80.

 “Na Ásia, devido a barreiras sociais e pessoais, a falta de conhecimento sobre as baixas taxas de fertilidade e o acesso limitado a tratamentos de saúde faz com que os números sejam ainda menores. As taxas de fertilidade da Ásia estão nos níveis mais baixos desde a década de 60, sendo inferiores, também, às taxas observadas em outras regiões do planeta.”

 “Em geral, um em cada dez casais lida com algum problema de fertilidade”, observa Ismail. Embora não haja dados disponíveis sobre a Malásia, estima-se que 800 mil casais tenham problemas dessa natureza. Nos países desenvolvidos, o problema parece ser ainda maior, afetando um em cada seis casais. “Isso pode ser devido ao maior esclarecimento da população a respeito do assunto, o que faz com que mais casais procurem tratamento e o tema seja tratado com maior transparência”, argumenta o professor.

Diante do problema, a Sociedade Malaia de Tecnologia Reprodutiva Assistida (Malaysian Society for Assisted Reproductive Technology - MSART) e a farmacêutica Merck Serono deram início a uma campanha para ampliar o conhecimento a respeito da infertilidade e oferecer informações sobre tratamentos disponíveis àqueles que desejam iniciar uma família.

A campanha também pretende desfazer ideias equivocadas sobre o assunto, entre elas a crença de que o problema é quase sempre da mulher, que a fertilidade permanece inalterada com o passar da idade e que a maioria dos casais concebe nas primeiras tentativas.

A infertilidade pode ser causada, de forma igual, por homens e mulheres: um terço dos casos é atribuído aos homens, um terço às mulheres, e um terço à combinação de problemas masculinos e femininos ou fatores desconhecidos.

Muitos dos fatores de risco para a infertilidade masculina e feminina são os mesmos, incluindo a idade. Enquanto a fertilidade da mulher começa a diminuir a partir dos 35 anos, a do homem tende a ser reduzida a partir dos 55 anos.

As chances de concepção em cada mês de “tentativa” são de cerca de 15%. Mesmo que não haja algo errado, pode demorar de seis a oito meses para que um casal consiga conceber.

Além da idade, fatores que contribuem para a infertilidade são o fumo, o consumo excessivo de álcool, peso abaixo ou acima do normal e exercício em demasia. 



The Rakyat Post
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br