FUNDOS DE PENSÃO PÚBLICOS DO ESTADO ATINGEM RETORNOS DE ATÉ 18%


SACRAMENTO, Califórnia - Dois dos maiores fundos de pensão do país obtiveram retornos de mais de 18% no último exercício.

De acordo com o jornal The Sacramento Bee, o Sistema de Aposentadoria dos Funcionários Públicos da Califórnia (California Public Employees Retirement System) obteve rendimento de 18,4% no ano fiscal encerrado em 30 de junho, enquanto o Sistema de Aposentadoria dos Professores do Estado da Califórnia (California State Teachers Retirement System) obteve retornos de 18,7%.

Os fundos, que oferecem planos de saúde e aposentadoria aos funcionários públicos filiados, haviam previsto retornos de 7,5% para o ano fiscal. Apesar da boa rentabilidade, ambas as entidades ainda se recuperam de perdas multibilionárias sofridas no auge da recessão.

Em janeiro, o Departamento de Finanças do estado estimou haver quase US$218 milhões em passivos não fundeados no CalPERS e CalSTRS, bem como no sistema de aposentadoria da Universidade da Califórnia e no fundo de pensão dos magistrados.

No mês passado, o governador Jerry Brown assinou uma lei que criou um plano de recuperação de longo prazo para cobrir os passivos em descoberto do CalPERS e CalSTRS. A nova regra demanda maiores contribuições aos fundos por parte do estado, distritos escolares e professores a fim de sanar o déficit até 2046. No início do ano, a CalPERS também aprovou o primeiro de uma série de aumentos nas contribuições dos participantes a fim de que as mesmas reflitam mais fielmente o aumento da expectativa de vida.

“Há muito trabalho a ser feito,” disse Ted Eliopoulos, CFO interino do CalPERS, durante uma conferência recente. “Estamos sempre vigilantes. Tentamos não ficar muito confiantes com os resultados de um determinado ano.” O portfólio do CalPERS soma US$ 299,4 bilhões em ativos, enquanto o do CalSTRS é estimado em $189,1 bilhões.



Associated Press
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br