CHINESA LEGEND ENTRA NA BRIGA POR GIGANTE DA ÁREA PREVIDENCIÁRIA


A Legend Holdings, detentora de ativos em indústrias que vão desde serviços financeiros e tecnologia a material odontológico e private equity, integra um pequeno número de interessados em injetar capital na Pension Insurance Corporation (PIC).

 A PIC, responsável por contratos de seguro com mais de 100 planos de pensão no Reino Unido, busca levantar £400 milhões em capital por meio da venda de ações. A expectativa é que alguns dos atuais investidores da empresa abram mão de suas participações.

No processo, a Legend tem entre seus concorrentes a CVC Capital Partners, maior acionista individual da Fórmula 1.  

O grupo chinês possui investimentos - por meio de fundos de private equity - em empresas como a Pizza Express, adquirida pela Hony Capital em 2014. Seu negócio mais emblemático envolveu a aquisição da divisão de PCs da IBM pela Lenovo, em 2014, até hoje considerada a mais importante de um empresa chinesa no exterior.

O processo conduzido pela PIC para levantar capital adicional ocorre num momento em que a indústria de buy out avalia outros alvos para “takeovers”, incluindo uma grande carteira de ativos de propriedade da Aegon, a seguradora holandesa.

A PIC garante a cobertura securitária de cerca de 130 mil participantes de planos de pensão com os quais fechou acordos, entre eles os do London Stock Exchange Group, EMI, Cadbury e Honda.

Um dos investidores da PIC mais propensos a vender suas ações é o Royal Bank of Scotland, cuja participação na empresa vem desde antes da instituição ser socorrida pelo governo, em 2008.

A PIC especializou-se em segurar planos de pensão corporativos, assumindo a responsabilidade pelos pagamentos de benefícios aos participantes.

As negociações com investidores em potencial devem ser finalizadas nos próximos meses, alegam fontes.

A indústria de buyout de planos de pensão vem crescendo rapidamente na última década à medida que as empresas procuram diferentes formas de gerir o risco de longevidade nos planos BD. Os dois maiores acionistas da PIC são o Reinet Fund, com 43%, e JC Flowers, grupo de private equity cuja participação é de 25%. Acredita-se que nenhum desses investidores deverá reduzir substancialmente suas participações na empresa.

Outros acionistas institucionais da PIC incluem Dubai Istithmar World, Swiss Re, Och Ziff Capital e JP Morgan, cujas participações, juntas, chegam a 20%.

A PIC se recusou a comentar o assunto e a Legend não retornou as ligações feitas pela reportagem. 



Sky News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br