SBS RECOMENDA ADIAMENTO DA APOSENTADORIA


O chefe da Superintendencia de Banca, Seguros y AFP (SBS), Daniel Schydlowsky, afirmou ser possível, embora não obrigatório, que os trabalhadores se aposentem pelas AFPs a partir dos 65 anos de idade. Cerca de 1.200 pessoas se aposentam a cada mês no Peru. Em agosto, as três AFPs do país perderam cerca de 4,5 bilhões de pesos, o equivalente a metade da rentabilidade obtida durante o ano.  Segundo o executivo, é aconselhável esperar um pouco mais pela aposentadoria a fim de que as perdas possam ser recuperadas.

No entanto, Schydlowsky evitou dizer quanto tempo o trabalhador deveria esperar para se aposentar, uma vez que a rentabilidade das AFPs está diretamente associada à evolução da conjuntura econômica internacional. “Tudo vai depender do que acontecerá na China, na Grécia. Mas os fundos vão se recuperar”, assegurou.

O gerente geral adjunto da AFP Integra, Aldo Ferrini, disse que apesar das perdas registradas no mês de agosto, o histórico de rentabilidade das AFPs nos últimos anos é bom. “Se for possível esperar, melhor, mas não devemos esquecer dos bons retornos obtidos pelo fundo nos últimos anos.”

Para Schydlowsky, as perdas não são reais, mas transitórias. Por isso ele pede que os jovens não se preocupem com os resultados do momento. “Um participante que vá se aposentar daqui a 20 anos não tem porque se preocupar com o que acontece hoje”, concluiu. 



Gestión
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br