PREÇOS DE IMÓVEIS DEVEM AUMENTAR 30% APÓS A DECISÃO DO GOVERNO DE NÃO IMPOR A COMPRA DE ANUIDADES AOS APOSENTADOS


Os preços de imóveis podem aumentar em até 30% à medida que os participantes se distanciam dos fundos de pensão por causa dos baixos níveis de benefício previdenciário.

A previsão acompanha as mudanças orçamentárias anunciadas na quarta-feira, dia 19/03, que dispensam a compra de uma anuidade no ato da aposentadoria, fazendo com que os recursos acumulados possam ser utilizados livremente pelos participantes.  

A expectativa é pelo aumento dos gastos por parte dos indivíduos que prefiram utilizar a poupança previdenciária para comprar uma casa ou apartamento. Projeções apontam para um acréscimo de até £100 mil (R$ 380 mil) no preço dos imóveis de tamanho médio nos próximos quatro anos.

O CEO da Associação Nacional dos Proprietários de Imóveis (National Landlords Association), Richard Lambert, afirmou que os imóveis estão se tornando um mecanismo de renda mais viável na aposentadoria.

O especialista em aluguéis Dominik Lipnicki, por sua vez, diz que as mudanças indubitavelmente acarretarão no aumento do número de pessoas que entram no mercado para comprar imóveis e depois alugá-los. “Foi-se o tempo em que o indivíduo adquiria automaticamente uma anuidade ao atingir a idade de aposentadoria. Agora o jogo se inverteu.” Lipnicki salienta que o mercado de ‘compra para aluguel’ é o setor que mais cresce no Reino Unido, oferecendo retornos superiores às anuidades há vários anos.

As mudanças anunciadas recentemente farão com que aproximadamente 13 milhões participantes de planos corporativos tenham liberdade para decidir como pretendem usar a sua poupança previdenciária.  A expectativa é que muitos deles utilizem os recursos para pagar dívidas e comprar ações ao invés de investir em anuidades que oferecem, atualmente, uma relação custo benefício pouco vantajosa.

A revolução previdenciária do Ministro da Fazenda, George Osborne, deixou em desespero os milhares de indivíduos que adquiriram anuidades recentemente; afinal, a compra só pode ser desfeita em até 30 dias após a sua concretização.  

O ministro da Previdência, Steve Webb, disse estar tranquilo sobre a maneira como milhões de pessoas irão gastar seu dinheiro após a maior mudança realizada no sistema previdenciário do país nos últimos 100 anos. Segundo Webb, é preciso confiar no bom senso dos pensionistas. “O Estado não está preocupado se as pessoas irão optar pela compra de uma Lamborghini para depois depender exclusivamente do benefício estatal. Afinal, trata-se de uma escolha individual.”



Daily Mail
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br