PLANO DE PENSÃO DE ONTÁRIO PODE PREJUDICAR A ECONOMIA


A criação de um novo plano de pensão em Ontário poderia funcionar como um freio no crescimento econômico, disse o ministro da fazenda canadense, Joe Oliver. Durante um pronunciamento, o ministro mostrou-se satisfeito com a informação, divulgada pela agência Statistics Canada, de que o PIB do país cresceu 0,3% em julho.  Na oportunidade, ele mostrou-se contrário ao plano da primeira ministra Kathleen Wynne de criar o Ontario Retirement Pension Plan (ORPP).

Os conservadores prometem cortar os impostos sobre a folha de pagamento em até 20% no início de 2017, diz o ministro. “Mas a primeira ministra Wynne estaria disposta a onerar significativamente a folha de pagamento para subsidiar o plano”, acrescentou.

Oliver faz referência a uma nova pesquisa da associação Canadian Manufacturers & Exporters (CME), segundo a qual aproximadamente metade dos pequenos empresários da província planejam cortar salários ou postos de trabalho para compensar os custos adicionais do ORPP.  

O presidente e CEO da CME, Jayson Myers, considerou “preocupantes” os resultados da pesquisa, acrescentando que o ORPP imporá custos médios de CAN$1.074 anuais por empregado.

Outro levantamento havia apurado que a potencial criação do ORPP tem bom nível de aceitação entre os ontarianos. Segundo Charles Sousa, Ministro da Fazenda da província, o governo local estaria “agindo” face à recusa dos conservadores federais em fortalecer o Canada Pension Plan (CPP), possibilitando, assim, que os cidadãos canadenses possam viver bem na aposentadoria. “Até os próprios assessores do ministro reconhecem que aqueles que estão prestes a se aposentar não têm um bom amparo financeiro”, disse Sousa referindo-se a Oliver. “Quase 60% dos ontarianos não possuem um plano de pensão baseado no vínculo empregatício. Com o ORPP, eles passarão a ter.”

O líder do Partido Conservador Progressista de Ontário, Patrick Brown, disse que Sousa ignora os documentos produzidos pelo seu próprio ministério, os quais demonstram que o ORPP tornaria a economia da província menos competitiva. “Nós temos 57 câmaras de comércio afirmando que a iniciativa prejudicará a geração de empregos”, diz Brown.

Oliver, por sua vez, defende que o CPP está em “boa forma”, e acrescenta que o governo está analisando possibilidades para que o plano de abrangência nacional torne-se mais efetivo, porém com caráter eminentemente voluntário.

O ORPP, de filiação obrigatória, custaria à economia da província aproximadamente CAN$3,5 bilhões, prevê o ministro da Fazenda do Canadá. 



Toronto Sun
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br