VALORIZAÇÃO DE FUNDOS DE PENSÃO CHINESES TRAZ ALÍVIO EM MEIO A PREOCUPAÇÕES COM O PAGAMENTO DE APOSENTADOS


No ano passado, os fundos de pensão da China registraram um aumento líquido no valor dos ativos apesar de a elevação nos gastos ter superado o crescimento dos retornos, revelou um relatório do governo.  

Segundo dados do Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social, o patrimônio dos fundos alcançou a cifra de 3,99 trilhões de yuanes no final de 2015.

No ano em questão, os fundos registraram uma receita de 3,22 trilhões de yuanes, superando, e muito, os gastos de 2,79 trilhões de yuanes, apontou o relatório.

O aumento do valor patrimonial dos fundos trouxe alívio em meio à crescente preocupação de que a China terá dificuldade para pagar benefícios em função do rápido envelhecimento da população e dos baixos retornos sobre os investimentos.

No entanto, o relatório também indicou que em 2015 o crescimento anual dos gastos dos fundos de pensão - o equivalente a 19,7% - foi superior ao crescimento anual da receita (16,6%).  

O aumento das despesas foi em grande parte devido a mudanças nas políticas de pagamento dos mais de 79 milhões de aposentados de empresas municipais, que tiveram seus benefícios ajustados em 10%, atingindo um valor médio de 2.200 yuanes por mês.

De acordo com o relatório, os outros quatro tipos de fundos de previdência social - que cobrem os seguros saúde, maternidade, desemprego e acidentes de trabalho -  também registraram aumento no valor dos ativos.

Os fundos dedicados ao seguro saúde tiveram um bom desempenho devido a reformas e melhorias na gestão, explica Huang Huabo, vice-diretor do Centro de Gestão do Fundo de Segurança do ministério.

Contudo, Huabo alertou que a crescente demanda por cuidados médicos pela população - que está em franco processo de envelhecimento - deverá resultar no aumento das despesas nos próximos anos.

Em abril, o vice-ministro da Fazenda, Wang Baoan, ressaltou que os fundos de pensão da China estão susceptíveis a déficits devido às suas crescentes obrigações. O governo buscou permitir que os fundos diversifiquem os investimentos visando maiores retornos, acrescentou.

Segundo dados oficiais, no fim do ano passado, os fundos de pensão chineses possuíam, em agregado, cerca de 2 trilhões de yuanes a serem investidos.

A mídia estatal relatou haver a expectativa de que a piscina de ativos seja canalizada para os voláteis mercados de ações do país ainda neste ano.

Em agosto passado, o governo emitiu diretrizes que permitiam que os fundos de pensão locais - historicamente restritos a opções de investimento mais seguras como depósitos bancários e títulos públicos - passassem a tomar mais risco em fundos de renda fixa e variável.  

Na China, os empregados normalmente contribuem com 8% do salário mensal para a sua conta de aposentadoria, enquanto os empregadores fazem aportes obrigatórios de 20% da renda do participante.

Investidores institucionais são os responsáveis por gerir os fundos, que recebem contribuições de 837 milhões de pessoas e dão suporte a 226 milhões de aposentados.



South China Morning Post
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br