FUNDO DE PENSÃO DA NORUEGA DOBRA INVESTIMENTOS NO SRI LANKA


O Fundo de Pensão do Governo da Noruega (Norwegian Government Pension Fund Global - NGPFG), que começou a investir no Sri Lanka em 2015, havia mais que dobrado seus investimentos no país até ao final de 2016.

“Em 2015, o fundo de pensão fez seus primeiros investimentos no Sri Lanka. O NGPFG possui critérios rígidos de sustentabilidade e padrões elevados de conduta empresarial como requisitos para ter investimentos em determinado país”, disse o fundo por meio de nota. “O fato de o fundo ter começado a investir no Sri Lanka sugere que as oportunidades de investimentos e os padrões de mercado melhoraram nos últimos anos.”

Em 2015, o fundo investiu 31 milhões de dólares no Sri Lanka, montante que superou US$ 65 milhões no final de 2016. O aumento dos investimentos é, em grande parte, resultado de uma maior participação nas empresas investidas.

Em linha com o objetivo de reduzir riscos, os investimentos no Sri Lanka são divididos em vários setores. Os maiores investimentos estão na indústria e em serviços financeiros, somando 63% do total.

O Norwegian Government Pension Fund Global é um fundo soberano, cuja atribuição é resguardar e administrar as receitas provenientes dos setores de óleo e gás do governo norueguês.

Estimado em 890 bilhões de dólares, o NGPFG é um dos maiores fundos soberanos em nível global, detendo, atualmente, cerca de 1,3% das ações do mundo.

Segundo diretrizes do Ministério da Fazenda norueguês, o fundo é administrado pelo Banco Central da Noruega através do Norges Bank Investment Management (NBIM).

Atualmente, 16% dos investimentos do fundo estão na Ásia. O Japão é o maior mercado com 9% das aplicações no continente, enquanto economias emergentes como China e Índia detêm, respectivamente, 2,7% e 1% das alocações de capital.

Em comparação, apenas 0,6% do capital do NGPFG é alocado na África. Historicamente, o fundo tem investido mais em países altamente desenvolvidos, com 78% dos ativos alocados na Europa e América do Norte. No entanto, é provável que esse panorama mude, já que o Banco Central Norueguês indicou que pretende transferir parte dos investimentos para economias emergentes no futuro.

Um dos maiores fundos soberanos, o Fundo de Pensão do Governo Norueguês - Global recebeu atenção mundialmente, com a Noruega sendo colocada no mapa como um grande investidor internacional. O fundo não se distingue apenas pelo tamanho, mas pelo modo como é administrado.

“O NBIM tem como enfoque os chamado “investimentos responsáveis”, o que significa que todos os investimentos devem ser eticamente justificáveis. As empresas consideradas antiéticas pelo Conselho de Ética do fundo são excluídas do portfólio.”

Um dos princípios fundamentais da política fiscal norueguesa é a chamada “regra orçamentária”, segundo a qual o governo só pode gastar o equivalente ao que seria o retorno real esperado do fundo, estimado em 4% ao ano. Isso garante que as gerações futuras também se beneficiarão da receita do petróleo.

Vale ressaltar ainda que o Banco Central da Noruega é completamente independente do governo norueguês; logo, o fundo soberano não pode ser utilizado como instrumento de política ou ajuda externa do governo.  

A única prerrogativa do Banco Central da Noruega é resguardar e assegurar o crescimento do fundo.

“Os investimentos no Sri Lanka pelo fundo soberano norueguês são uma indicação da confiança dos investidores e das potenciais oportunidades de investimento disponíveis no mercado”, diz a nota divulgada pelo Norwegian Government Pension Fund Global.



Lanka Business Online
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br