FUNDO DE PENSÃO ESCANDINAVO INVESTE US$20 MILHÕES NA MURRAY GOULBURN


A Murray Goulburn (MG) recebeu US$20 milhões de um fundo de pensão escandinavo para comprar nove fazendas leiteiras que foram posteriormente arrendadas por uma cooperativa

O diretor-gerente da MG, Gary Helou, afirma que o investimento resultou na adição de 30 milhões de litros de leite no estoque da cooperativa, o que corresponde a 39% do fornecimento nacional, de acordo com informações do jornal Sidney Morning Herald.

Helou acrescenta que a demanda asiática por leite e derivados australianos acabou chamando a atenção de investidores estrangeiros para o mercado agrícola do país, mais especificamente fundos de pensão dos EUA e da Europa. “Os fundos de superannuation australianos também estão bastante interessados no setor”, diz Helou. “Eles gostam do fato do leite australiano e neozelandês estar indo para a Ásia.” 

O diretor geral executivo de relações com acionistas da MG, Robert Poole, afirma que apesar de haver interesse dos fundos de pensão na agricultura, a garantia de financiamento é um processo complicado. “A agricultura continuará atraindo capital não-agrícola, mas companhias como Murray Goulburn terão que trabalhar muito para facilitar esse processo.”

“Não era bem a nossa intenção entrar nesse ramo, mas percebemos que se quiséssemos aumentar o estoque de leite e atrair capital teríamos que ter uma postura mais ativa... e na condição de cooperativa temos melhores de condições de fazer essa ponte entre o mercado acionário e os fazendeiros”, explica Poole.



Food Magazine (Austrália
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br