ALTAS TAXAS PREJUDICAM A POUPANÇA PREVIDENCIÁRIA DE MILHÕES DE EUROPEUS


As taxas excessivas aplicadas a produtos de aposentadoria estariam acabando com a esperança de muitos cidadãos europeus de ter uma velhice financeiramente tranquila.

Segundo o Better Finance, grupo belga que defende os interesses dos investidores, em muitos países europeus os produtos previdenciários têm gerado retornos de longo prazo desanimadores e até mesmo negativos a despeito do bom desempenho alcançado pelos mercados de ações e títulos desde o ano 2000.

 “É cada vez mais óbvio que o principal culpado pelos retornos ruins gerados pelos produtos de aposentadoria são as altas taxas e comissões cobradas”, avalia Guillaume Prache, diretor-gerente do Better Finance.

Prache diz que poupadores e supervisores têm pouca informação a respeito da verdadeira performance dos produtos previdenciários após as taxas, impostos e inflação serem considerados.

A ausência de uma análise objetiva acerca dos retornos obtidos após impostos em todos os países da União Europeia indica que as agências reguladoras “não têm conhecimento do real desempenho dos serviços que deveriam fiscalizar”, afirma Prache.

Em breve, o Better Finance pretende publicar uma análise atualizada do mercado previdenciário europeu (15 países) com dados de rentabilidade líquida desde o ano 2000.

O relatório indica haver variações significativas no desempenho de produtos previdenciários em diferentes países. Os fundos de pensão de nações como Dinamarca, Polônia e Romênia estão entre os que têm apresentado performance mais robusta desde 2000.

Por outro lado, os fundos de pensão vêm registrando retornos anuais negativos em países como Espanha (-0,62% entre 2000 e 2014), Bulgária (-0,77% nos planos baseados no vínculo empregatício no mesmo período) e Letônia (-0,82% em fundos estatais entre 2003 e 2014).

David Blake, diretor do Pensions Institute da Cass Business School, em Londres, declarou que gostaria de ver os fundos de pensão adotando um método padronizado para reportar sua performance líquida. “Mas esse método teria que abranger mais do que os custos visíveis, tais como taxas e comissões. Há uma ampla gama de custos ocultos que correspondem a 80% dos custos totais de cada fundo com gestão ativa. ”

O Better Finance também recomenda que os hedge funds e outros fundos de investimentos alternativos sejam proibidos entre os produtos previdenciários comercializados junto a investidores de varejo.

O instituto diz que os reguladores deveriam levar adiante os planos de instituir um modelo pan-europeu de plano de pensão pessoal simples e barato, disponível a quem se interessasse sem que fosse necessário recorrer a um consultor financeiro.



Financial Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br