FUNDO DE PENSÃO DE PORTO RICO ADERE À AÇÃO CONTRA O UBS ENVOLVENDO OS "MUNI BONDS"


O sistema de aposentadoria de Porto Rico, atualmente à beira da insolvência, aderiu a uma ação contra o UBS Group AG, acusado de prover baixos retornos sobre os investimentos feitos com o montante de US$ 3 bilhões que o fundo pegou emprestado na tentativa de reforçar os seus cofres.

O banco UBS subscreveu os títulos vendidos pelos sistemas de aposentadoria de funcionários públicos e servidores do judiciário em 2008, tendo prestado consultoria nos investimentos. A receita proveniente do reinvestimento desses recursos deveria exceder, e muito, o custo do empréstimo, gerando lucro. Mas Porto Rico afirmou, por meio de nota, que grande parte desses recursos foram direcionados a contas de baixa rentabilidade que produziram “retornos negativos desde o primeiro dia”.

O UBS já foi um importante banco nos EUA, mas tornou-se inadimplente em relação a uma larga parcela de suas dívidas tendo, por isso, sido colocado sob supervisão financeira federal. O banco atuava legalmente como subscritor, consultor financeiro e gestor de fundos de títulos apesar de o desempenho em diferentes funções ser proibido nos EUA em razão de conflitos de interesse.

O banco já pagou milhões para liquidar a divida com os investidores que adquiriram os títulos de Porto Rico, embora não tenha admitido ou negado qualquer má-fé na condução das transações. Peter Stack, porta-voz do UBS, se recusou a comentar o assunto.

Na terça-feira, o fundo de pensão de Porto Rico disse que havia decidido aderir à ação contra o UBS e duas corretoras menores iniciada em 2011 por seis beneficiários.

Os fundos de pensão de Porto Rico estão quase insolventes, detendo apenas 4% dos ativos necessários para fazer frente às obrigações, de acordo com dados auditados referentes ao exercício encerrado em junho de 2014 (os mais recentes disponíveis). O maior deles pode quebrar já em 2018.

“Em vez de esperar que nossos fundos fiquem insolventes, o conselho decidiu lidar com antigos problemas do sistema, buscando a compensação de prejuízos em nome dos participantes e pensionistas”, afirmou, em nota, Pedro R. Ortiz, administrador do sistema. 



Bloomberg
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br