PARTICIPANTES DINAMARQUESES VOTAM A FAVOR DA RETIRADA DE INVESTIMENTOS EM COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS


Acadêmicos, engenheiros civis e arquitetos da Dinamarca votaram a favor da venda de investimentos em carvão, petróleo de alto risco e gás por parte de seus fundos de pensão devido ao papel que tais ativos desempenham em questões climáticas. Em contrapartida, advogados, veterinários e engenheiros de outras áreas manifestaram-se a favor de tais investimentos. Os seis fundos de pensão envolvidos na consulta abrangem cerca de 5% de todos os trabalhadores do país e possuem, juntos, €32 bilhões (£23,8 bilhões) em ativos.

Em entrevista ao The Guardian, Thomas Meinert Larsen, professor da Universidade de Copenhague e participante ativo da campanha de desinvestimento, afirmou: “Estamos muito felizes com o sucesso obtido até agora. É bastante estimulante termos tido maior apoio este ano em comparação ao ano passado. Acreditamos que esse movimento só tende a acelerar.”

Embora algumas pessoas acreditem que o melhor caminho seria o engajamento junto às companhias investidas, Larsen tem opinião diferente: “Essas pessoas afirmam que o engajamento pode ser a solução. Então eu lhes pergunto: você poderia nos dar algum exemplo? Nesse momento elas se calam.”

Instituições como fundos de pensão, universidades e organizações religiosas estão cada vez mais comprometidas com o desinvestimento em combustíveis fósseis, um movimento que vem ganhando fôlego. Recentemente, a Igreja da Inglaterra afirmou que retiraria seus investimentos em carvão e areia asfáltica, dois dos combustíveis fósseis mais poluentes, em função de seu impacto sobre as mudanças climáticas e as populações mais pobres. 

Além de questões éticas, esse tipo de desinvestimento também tem viés financeiro. Estudos demonstram que quando a necessidade de lidar com questões climáticas é incorporada a algumas reservas de combustíveis fósseis e, por consequência, a tais investimentos, chega-se à conclusão de que os ativos estão supervalorizados. 



The Guardian
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br