QUATRO EM CADA 10 CANADENSES DIZEM NÃO ESTAR POUPANDO O SUFICIENTE PARA A APOSENTADORIA


Quatro em cada 10 canadenses dizem não estar poupando o suficiente, a cada mês, para a sua aposentadoria. O mesmo número de pessoas afirma não ter um plano de pensão oferecido pelo empregador, informa uma nova pesquisa da Nanos / CTV News.

Menos de um quarto dos entrevistados diz economizar o suficiente para a aposentadoria.

 

“Pense nisso desta maneira: se você estiver andando pela rua principal do Canadá, quatro em cada 10 canadenses têm uma nuvem negra pairando sobre suas cabeças no que diz respeito à aposentadoria e a forma como viverão na idade avançada”, ilustra o pesquisador Nik Nanos.


“Esse é um número bastante dramático.”


Ainda assim, mais de metade dos respondentes acredita que não vai precisar trabalhar depois dos 65 anos para sobreviver. Mais de 60% disseram estar confiantes ou “de certa forma confiantes” de que poderão se aposentar confortavelmente aos 65 anos.

 

Mais de 70% dos respondentes também disseram que as mudanças recentemente anunciadas no Plano de Pensão do Canadá (Canada Pension Plan - CPP) não afetarão seus planos de aposentadoria. No mês passado, o governo federal e a maioria das províncias e territórios concordaram com uma série de alterações no CPP, incluindo o aumento das contribuições de empregadores e empregados a partir de 2019.

 

O orçamento federal, apresentado em março, também prevê o aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos no sistema estatal.

 

Apenas 5% dos entrevistados disseram que as mudanças no CPP surtirão impacto sobre seu planejamento de aposentadoria.

 

Em se tratando de planos de pensão baseados no vínculo empregatício, 41% dos respondentes dizem não ter um. 31% afirmam contar com um programa previdenciário ofertado pelo empregador e pouco mais de um quarto dispõe desse tipo de programa, mas não contribui nem recebe benefícios.

 

Um especialista diz que uma boa maneira de começar a poupar para a aposentadoria é reservar cerca de 6% a 7% de cada salário.

 

“Se você ainda não começou a poupar por volta do 40 anos, é melhor fazê-lo imediatamente”, alerta Karen Diamond, da consultoria Diamond Retirement Planning.  

 

A empresa de pesquisa Nanos realizou uma série de ligações telefônicas além de pesquisa eletrônica junto 1.000 canadenses com mais de 18 anos entre 28 e 30 de junho. A margem de erro é de 1,3 pontos percentuais.

 



CTV News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br