FUNDOS DE PENSÃO DEVEM EVITAR TRABALHO INFANTIL, ARMAS E TABACO


Cerca de 9 entre 10 trabalhadores holandeses afirmam que seu fundo de pensão não deve  investir em empresas que fazem uso de trabalho infantil, aponta uma pesquisa feita para o jornal Trouw. No total, 84% mostraram-se contrários aos investimentos na indústria bélica e 79% em companhias de produtos derivados do tabaco.

Investimentos em carvão também enfrentam resistência, com 57% dos indivíduos pesquisados preferindo que seu fundo evite os combustíveis fósseis. Com relação à energia nuclear, a postura é mais equilibrada: 51% são contra investimentos nesse setor, 36% a favor e 13% não têm opinião formada.

Os investimentos em petróleo e gás, por outro lado, sofrem oposição de apenas um em cada cinco participantes consultados. Entretanto, ao serem questionados se prefeririam que seu fundo de pensão retirasse quaisquer investimentos em combustíveis fósseis a fim de reduzir as emissões de monóxido de carbono, 60% mostraram-se a favor, segundo a pesquisa.

O fundo holandês do funcionalismo público (ABP) tem sofrido forte pressão - por parte dos participantes - para desinvestir em combustíveis fósseis. Contudo, a fundação afirma que as fontes de energia alternativa – como vento, sol e água, por exemplo – não serão capazes de produzir energia suficiente para suprir a demanda. O fundo, que é um dos maiores do mundo, também argumenta que o fim dos investimentos nesse setor não acarretaria em redução das emissões de CO2. 



DutchNews.nl
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br