FUNDOS DE PENSÃO AMERICANOS PEDEM NORMAS MAIS RÍGIDAS DE DIVERSIDADE NOS CONSELHOS


Nove dos dez maiores fundos de pensão dos Estados Unidos, que juntos administram mais de US$ 1,1 trilhão em ativos, assinaram uma petição requerendo que a Securities and Exchange Commission (SEC) adote exigências adicionais de reporte de diversidade num esforço para aumentar o número de mulheres e minorias étnicas nos conselhos de empresas públicas.


Os fundos, incluindo CalSTRS, CalPERS e New York State Common Retirement Fund, propuseram que a Comissão exija a divulgação, sob forma de tabela ou matriz, da etnia, raça e gênero de todos os candidatos a cargos em empresas públicas juntamente com informações já comumente disponibilizadas (habilidades, experiência e atributos pessoais).


“Acreditamos que mais transparência acerca das habilidades, experiências, gênero e diversidade étnica dos conselhos pode nos ajudar, como investidores, a determinar se tal conselho está realmente apto a gerenciar riscos, evitando, assim, pensamentos tendenciosos”, escreveram os fundos em carta encaminhada à SEC. “Na condição de grandes investidores institucionais, temos o interesse genuíno de eleger conselhos capazes de cumprir o plano de negócios da empresa e sanar nossas necessidades de investimentos em longo prazo”.


O grupo, que também inclui o Illinois State Board of Investment, o Ohio Public Employees Retirement System, o North Carolina Retirement Systems, o Connecticut Retirement Plans and Trust Funds e o Washington State Investment Board, afirma que os investidores frequentemente passam por dificuldades ao determinar raça, gênero e etnia devido aos padrões pouco transparentes utilizados atualmente, particularmente quando não são fornecidas fotos dos candidatos.

 

Maior transparência faria com que os Estados Unidos passassem a ter práticas mais parecidas com a de outros países como o Canadá - onde a publicação do número de mulheres em conselhos de empresas com papéis negociados na Bolsa de Toronto é obrigatória. Na Europa, as empresas devem divulgar informações que incluem idade, gênero, formação e experiência profissional dos membros dos conselhos

IR Magazine
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br