CEO DE FUNDO CANADENSE VÊ OPORTUNIDADES NA VITÓRIA DE TRUMP


O Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), um dos maiores investidores do mundo, vê oportunidades na conquista da presidência estadunidense pelo candidato republicano Donald Trump, disse o CEO do fundo em entrevista.

Mark Machin, que se tornou CEO do CPPIB em junho, afirmou que os mercados de capitais reagiram positivamente ao fato de o Partido Republicano ter assumido o controle da Câmara e do Senado americanos, o que pode facilitar a aprovação de leis e levar à flexibilização da regulação, especialmente do setor financeiro.

Ele também vê no compromisso de Trump de investir em infraestrutura uma oportunidade em potencial para os investidores.

“Há muita expectativa por mais incentivos fiscais, menos regulação e maior atividade econômica, algo que já está sendo precificado obviamente, levando à valorização dos ativos que detemos no país. Esperamos que oportunidades interessantes surjam nos próximos meses”, disse Machin.

Ele acrescenta que um possível aumento das taxas de juros nos EUA é algo que CPPIB vinha prevendo “já há algum tempo”.

Machin declarou que o CPPIB, o terceiro maior investidor em infraestrutura do mundo, estaria disposto a investir mais na infraestrutura americana. “Nós gostaríamos de ver mais oportunidades na infraestrutura. Isso é ótimo para nós”, afirmou.

Machin também diz ver com bons olhos os planos anunciados pelo governo canadense de criar um banco de infraestrutura, e afirmou que o CPPIB estaria disposto a investir em projetos greenfield que incluam a tomada de risco de construção via a nova entidade. “Estamos abertos a essa possibilidade. Nós certamente analisaremos as oportunidades que possam surgir.”

O maior fundo de pensão público do Canadá, que realiza investimentos em nome de 19 milhões de participantes, informou, no início do mês, que havia encerrado o segundo trimestre do exercício com CAN$ 300,5 bilhões em ativos em comparação a CAN$ 287,3 bilhões três meses antes.

O CPPIB, que gerencia o fundo de pensão nacional do Canadá, disse ter alcançado retornos brutos de 4,83% no segundo trimestre (4,75% líquidos). No trimestre anterior, os retornos foram de 1,5%.

Um relatório da RBC Investor & Treasury publicado recentemente revelou que os fundos canadenses obtiveram retornos médios de 4,2% no último trimestre graças ao momento favorável atravessado pelos mercados de ações globais e canadenses.  

Embora tenha uma estratégia de diversificação em classes de ativos alternativos como infraestrutura e imóveis, a maioria dos investimentos do CPPIB é direcionada a ações de mercados públicos e renda fixa. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br