Towers Watson: nível de fundeamento da previdência privada cai em 2014


Diversos estudos têm demonstrado a suscetibilidade dos sistemas previdenciários de estados e municípios. Mais recentemente, porém, uma pesquisa da consultoria Towers Watson também identificou problemas em potencial nos fundos de pensão corporativos americanos.  

            Após realizar consultas junto a 411 companhias do índice Fortune 1000, a consultoria apurou que, de forma agregada, os fundos de pensão apresentavam, no fim de 2014, um nível de fundeamento de 80% em comparação a 89% ao final de 2013. O déficit agregado aumentou em mais de 100% ao longo do ano, chegando a US$343 bilhões.

            “Apesar da recuperação do mercado acionário em 2014, os níveis de fundeamento de planos patrocinados por empresas privadas caíram para patamares similares àqueles registrados logo após a crise de 2008”, afirma Alan Glickstein, consultor sênior da área previdenciária da Towers Watson.

            “Um único movimento de fortalecimento dos pressupostos de mortalidade foi responsável por cerca de 40% de aumento no déficit. Também há evidências de que os patrocinadores que fizeram uso de estudos de ALM alcançaram resultados melhores em 2014 à medida que as taxas de desconto em queda foram compensadas pela excelente rentabilidade oferecida pelos títulos públicos e corporativos.” 

 

            No que se refere aos planos públicos, um relatório publicado no ano passado pelo Rockefeller Institute of Government veio a detalhar alguns dos principais problemas enfrentados. “Incentivos ruins e regras inadequadas permitiram que a falta de fundeamento dos fundos da esfera pública aumentasse.”

            “Essas regras mascaram os verdadeiros custos acarretados pelo pagamento de benefícios, além de estimular o acúmulo de déficits, níveis demasiadamente baixos de contribuição e a tomada excessiva de riscos, levando os gestores previdenciários e o governo, que financia esses planos, a ter uma péssima compreensão da real situação dos programas.”

 



Moneynews.com
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br