EXPECTATIVA DE VIDA PODE ULTRAPASSAR 120 ANOS, ALERTA O ABP


Os fundos de pensão holandeses precisam se preparar para o aumento da longevidade, “possivelmente para patamares superiores aos 120 anos”, em decorrência dos avanços da Medicina, advoga o fundo dos servidores públicos do país, o ABP.

Ao comentar sobre diversas tendências que deverão afetar a indústria nos próximos anos, o ABP afirmou que os fundos de pensão devem buscar formas de distribuir, de maneira uniforme, os efeitos da longevidade por diferentes gerações.

O fundo de pensão com €334 bilhões de ativos sob gestão também salienta a crescente importância dos investimentos socialmente responsáveis e disse estar convencido de que a inclusão de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) nos investimentos ajuda a aprimorar os resultados.

 “Levar em conta os fatores ESG ajudará a aumentar a transparência dos investimentos tanto sob o ponto de vista dos fundos quanto das empresas investidas. Como resultado, os investimentos tendem a se tornar menos complexos e mais sustentáveis”, declarou o fundo.  

O ABP também comentou a demanda cada vez maior por informações customizadas por parte dos trabalhadores holandeses, informações essas advindas tanto dos fundos de pensão quanto dos empregadores. A entidade acrescenta, ainda, que o crescente enfoque na redução de custos  - especialmente em se tratando de gestores de ativos - vem sendo facilitado pelo aumento da transparência.

Como consequência, os fundos de pensão vêm retirando investimentos de classes de ativos muito onerosas como hedge funds e private equity, disse o ABP, salientando que veículos de poupança previdenciária de baixo custo vêm se tornando cada vez mais frequentes e que os planos tendem a ficar mais simples e uniformes.

O maior fundo de pensão da Holanda também chama a atenção para o aumento do individualismo na sociedade que, associado ao envelhecimento da população, vem colocando cada vez mais pressão sobre os já frágeis princípios da coletividade e solidariedade, e que a busca por maior liberdade no processo de acúmulo de poupança vem ganhando força.

Entretanto, o fundo argumenta que campanhas bem elaboradas que conscientizem a população das vantagens da coletividade e solidariedade poderiam reverter essa tendência. A gestão aprimorada dos dados de cada participante, por sua vez, poderia ajudar no desenho de produtos previdenciários customizados.

O ABP espera que o governo reduza os impostos sobre a poupança previdenciária, facilitando, assim, o acúmulo de ativos pelos participantes e acelerando o desenvolvimento de produtos de Contribuição Definida.

O plano de pensão dos funcionários públicos, que possui 2,8 milhões de participantes, ressalta que os fundos de pensão também devem se preparar para o aumento da flexibilidade no mercado de trabalho, incluindo-se aí maior rotatividade e número de profissionais autônomos.

O ABP afirma que o envelhecimento da população pode vir a exigir um mix de investimentos cada vez mais defensivo, com retornos mais baixos, e que a maior mobilidade do capital poderá dirimir os benefícios da diversificação.

A consolidação dos fundos de pensão holandeses deve continuar, particularmente no âmbito dos planos corporativos, ao passo que o corte de despesas e o aumento da idade oficial de aposentadoria tende a aumentar a uniformização dos programas, diz o fundo. “Pode ser que não haja mais de 100 fundos de pensão em operação na Holanda até 2020.”

IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br