AEROPORTO EUROPEU GANHA MAIS UM FUNDO DE PENSÃO COMO INVESTIDOR


O Plano de Pensão dos Professores de Ontário (Ontario Teachers' Pension Plan – OTPP) tem um novo sócio num afluente aeroporto europeu em fase de expansão.

 

Parte do aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, está mudando de mãos após a divisão de Infraestrutura da Macquarie ter vendido uma participação de 27,7% ao plano de benefício estatal do país, conhecido como ATP Group, por 9,7 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 1,9 bilhão). Associado à participação de 30% do OTPP, os fundos de pensão passarão a deter um controle de mais de 57,7% do aeroporto. O governo dinamarquês continuará com uma participação de quase 40%.


O acordo evidencia a importância das relações entre os principais investidores do mercado privado mundial. A Macquarie planejava vender sua participação no aeroporto há vários meses, tendo sido obrigada a oferecer o negócio primeiro ao fundo dos professores devido a direitos de preferência.


O OTPP, que já possuía fatias de diversos aeroportos em toda a Europa, não queria ampliar seus investimentos. No entanto, o fundo de pensão sediado em Toronto acabou atuando como intermediário entre o ATP e a Macquarie a fim de garantir um parceiro com princípios semelhantes que fosse amplamente conhecido e respeitado no mercado dinamarquês. Isso pode vir a ser uma vantagem, já que o aeroporto continua recebendo volumes consideráveis de capital, estando submetido a um extenso programa de reformas sob rigorosa supervisão do regulador


Nos investimentos em infraestrutura, é desejável o alinhamento entre parceiros que tenham aspirações, expectativas e metas de crescimento similares para o ativo. A cidade de Copenhague tem angariado esforços para se tornar um polo do transporte aéreo europeu, aumentando o número de voos e passageiros domésticos e internacionais que passam pelo terminal a cada ano. A proposta é elevar a capacidade do terminal dos atuais 29 milhões de passageiros/ano para 40 milhões de passageiros por ano, reduzindo, ao mesmo tempo, as taxas cobradas.  

 

“O aeroporto de Copenhague é uma das peças-chave da infraestrutura dinamarquesa e estamos orgulhosos de ser um de seus gestores”, disse Christian Hyldahl, CEO do ATP Group, em comunicado. “Estamos empenhados em trabalhar em conjunto com todas as partes interessadas para desenvolver o aeroporto e contribuir para que ele continue a ser um hub de transportes do norte da Europa, beneficiando, assim, tanto os cidadãos dinamarqueses quanto os participantes do ATP.”

 

Ao redor do mundo, os investimentos em infraestrutura estão cada vez mais competitivos. Os ativos associados a serviços básicos, com fluxo de caixa contratado e regulamentado, estão entre os mais atraentes para os investidores.


Para os fundos de pensão que procuram um investimento com características similares à renda fixa em um ambiente de baixa taxa de juros, esse tipo de participação é particularmente atrativo. Os aeroportos são um pouco diferentes porque são relativamente escassos e oferecem potencial de crescimento não só pelo aumento global das viagens, mas também pelo desenvolvimento de oportunidades comerciais no varejo, como estacionamentos e hotéis.


O OTPP e a Macquarie têm um longo histórico conjunto de investimentos em aeroportos. O fundo de pensão adquiriu uma participação no aeroporto de Copenhague em 2011, após ter aceitado negociar com uma divisão da Macquarie. O fundo abriu mão de sua participação de 11% no aeroporto de Sidney, Austrália, além de pagar US$ 780 milhões em troca de participações nos aeroportos de Bruxelas e Copenhague.

 

Desde então, o OTPP mantém uma estratégia ativa de investimentos aeroportuários, tendo criado uma subsidiária dedicada à aviação chamada Ontario Airports Investments Ltd. para supervisionar seu portfólio, além de estudar outras oportunidades de aquisição. Atualmente, o fundo possui participações nos aeroportos London City, Bristol, Birmingham, Bruxelas e Copenhague.



The Globe and Mail
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br