FUNDO DE PENSÃO DA MALÁSIA DEVE AUMENTAR INVESTIMENTOS NO EXTERIOR


O Fundo de Pensão da Malásia pretende aumentar a parcela de investimentos no exterior dos atuais 12% para até 15% da carteira na tentativa de elevar os ganhos frente aos baixos retornos das ações domesticas, disse o seu CEO à Reuters.

O Kumpulan Wang Persaraan (KWAP) - nome local do fundo - analisará sua estratégia de alocação de ativos no ano que vem, afirmou Wan Kamaruzaman Wan Ahmad no evento Reuters Global Investment 2018 Outlook Summit.

Entre os atuais investimentos no exterior do fundo estão a Uber Technologies Inc., dos EUA, disse ele. Com US$ 29,83 bilhões de ativos sob gestão, um aumento de 3 pontos percentuais na alocação significaria US$ 900 milhões a mais em investimentos no exterior, calcula a Reuters.

Em 2013, o conselho do fundo de pensão estatal aprovou a alocação de até 19% dos ativos no exterior. Mas a perda de 23% do valor do Ringgit malaio em 2015 fez com que o governo pedisse aos fundos que repatriassem o capital e limitassem a sua exposição a mercados estrangeiros.

Na medida em que o investimento interno aumentou, no entanto, o principal índice de preços de ações continuou a cair, movimento que já havia começado em 2014. O índice subiu 6% em 2017, mas ainda é um dos que apresentam o pior desempenho da região.

Os retornos dos investimentos domésticos são, portanto, inferiores aos dos investimentos externos, embora o Ringgit esteja mais fraco do que há três anos, disse Wan Kamaruzaman. “O objetivo é aumentar em 7% (para 19%), mas devemos considerar o patamar de 15%, que é mais realista”, ponderou o executivo, que evitou dar mais detalhes sobre possíveis regiões ou setores para os potenciais investimentos.

 



The News
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br