HSBC: UM TERÇO DOS TRABALHADORES MAIS VELHOS TEME NÃO CONSEGUIR SE APOSENTAR


Nove em cada dez trabalhadores acreditam que terão problemas financeiros na aposentadoria.

De acordo com a última edição do relatório do HSBC intitulado “The Future of Retirement”, Cingapura é um dos países mais difíceis do mundo para se aposentar devido a pressões financeiras. 

O relatório revela que um em cada três trabalhadores na fase pré-aposentadoria - ou seja, com mais de 45 anos - acredita que nunca será capaz de se aposentar totalmente. Os dados indicam que tal proporção é o dobro da média global de 18%. 

Não ter poupado o suficiente foi o motivo alegado por 68% dos entrevistados, superando a média global de 64%. Enquanto isso, 47% disseram ter parentes que dependem deles financeiramente, patamar igualmente superior à média global de 32%. As dívidas foram a justificativa dada por 26% dos respondentes em comparação à média global de 22%. 

68% dos indivíduos na fase pré-aposentadoria manifestaram o interesse de se aposentar nos cinco anos seguintes. No entanto, 48% consideram-se incapazes de fazê-lo, contra a média mundial de 38%. Isso acontece porque  90%  dos participantes do estudo acreditam que terão dificuldades financeiras na aposentadoria; no mundo, tal proporção é de 81%. Tais dificuldades decorrem da ausência ou insuficiência de fundos previdenciários, altos níveis de dívida e dependentes financeiros. 



Singapore Business
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br