Um
consórcio formado por fundos de pensão e seguradoras forneceu £1 bilhão (1,13
bilhões de euros) em financiamento de dívida e equity para operadoras de trens do Reino Unido.
A iniciativa, que inclui recursos
de fundos de pensão de autoridades locais do país e do braço de infraestrutura
da seguradora Standard Life,
financiará novos trens da Bombardier
para as empresas FirstGroup e MTR.
Parte dos recursos está sendo provida
pela GLIL Infrastructure, uma joint venture de infraestrutura de £1,27
bilhão criada pelo Greater Manchester
Pension Fund (GMPF) e pela London Pension
Fund Authority (LPFA). Merseyside
Pension Fund, West Yorkshire Pension
Fund e o Lancashire County Pension
Fund são outros membros do GLIL. A SL
Capital, que gerencia fundos de infraestrutura e faz parte da Standard Life, também está provendo
fundos para a iniciativa.
A transação foi liderada pela Rock Rail, empresa criada pelo ex-chefe
de infraestrutura da DLA Piper, Mark
Swindell, para participar de licitações de grandes projetos ferroviários no
Reino Unido.
O debt financing foi fornecido pela Aviva Investors (em nome da Aviva
Life e da Pensions UK), Barings, LGIM Real Assets (em nome da Legal & General Assurance Society e
outros investidores), MEAG Munich Ergo
Asset Management, Rothesay Life, Scottish Widows, Standard Life Investments e Sun
Life Assurance Company do Canadá.
A Rock Rail afirmou que a transação é a maior envolvendo material
circulante do Reino Unido, com toda a
dívida sendo bancada por investidores institucionais.
A transação ocorre após um
acordo semelhante, celebrado no ano passado, pela Rock Rail e o consórcio envolvendo a operadora de trens Abellio East Anglia.
Daniel Hobson, gerente sênior de
investimentos da GMPF e membro do comitê de investimentos da GLIL, declarou: “Este
projeto é um excelente exemplo de como os fundos de pensão podem trabalhar com
o setor privado para ajudar a construir o futuro do Reino Unido”.
Além de beneficiar os usuários
do transporte ferroviário, o investimento ajudará a prover retornos estáveis
para os fundos de pensão filiados ao GLIL em todo o país, acrescentou.
Dominic Helmsley, chefe de
infraestrutura da SL Capital, afirmou:
“Continuamos enxergando um potencial ainda maior em se tratando de provimento
de funding competitivo para a rede
ferroviária do Reino Unido ao mesmo tempo em que oferecemos investimento com
características altamente desejáveis para os nossos investidores”.
IPE Real Estate