GRANDE FUNDO DE PENSÃO SUECO PEDE QUE O RIKSBANK NÃO DESVALORIZE A COROA


O Riksbank sueco não deve sucumbir à tentação de desvalorizar a coroa caso sua prioridade sejam os interesses de longo prazo do país, disse um executivo do AP7, um dos principais fundos de pensão da nação escandinava.

Richard Grottheim, diretor executivo do AP7, disse que algumas medidas que visam enfraquecer a coroa podem vir a envolver a Suécia numa guerra cambial global da qual nem todos podem sair vencedores. O AP7 administra mais de 270 bilhões de coroas (US$ 34 bilhões) em ações e fundos de renda fixa.


“Todo mundo deseja ter uma moeda que seja a mais fraca possível”, afirmou Grottheim, que foi chefe do departamento de política monetária do Riksbank na década de 90, durante uma entrevista em Estocolmo na terça-feira. “Isso afeta as exportações e a economia. Mas nem todos podem desvalorizar-se em longo prazo, essa não é a melhor ferramenta.”

 

O Riksbank tem recorrido a taxas de juros negativas e quantitative easing num esforço para fazer reviver a inflação na maior economia nórdica. As autoridades têm reafirmado que intervenções cambiais diretas podem vir a ser utilizadas em caso de necessidade.

 

A coroa, além do iene, foi a moeda com o melhor desempenho dentre as 10 moedas constantes dos Índices Bloomberg de Correlação Ponderada (Bloomberg Correlation Weighted Indexes) no ano passado. Sua força tem impedido que o Riksbank atinja a meta de inflação de 2%, com os preços ao consumidor deixando de crescer no ritmo almejado em mais de meia década.  

 

Stefan Ingves, CEO do Riksbank, sinalizou que o governo terá que tolerar uma coroa ligeiramente mais forte em função das medidas de estímulo extremas que vêm sendo adotadas pelos principais bancos centrais do mundo.

 

“Não é possível que continuemos esperando que uma taxa de câmbio mais fraca venha a contribuir para aumentar a inflação” e “há riscos evidentes de que a coroa vai se fortalecer ainda mais”, prevê Ingves. “Uma das principais questões para a política monetária sueca é se a demanda doméstica continuará a funcionar como uma força motriz para a inflação.”

 

No entanto, Ingves também destacou a disposição do Riksbank em recorrer a medidas cambiais diretas caso seja necessário. Além de novos cortes nas taxas e mais quantitative easing, “também vale a pena reiterar que o Riksbank está preparado para intervir no mercado de câmbio caso a evolução da coroa venha a ameaçar a retomada da inflação”, disse ele.


O  KIX, índice do Riksbank que reflete a evolução da coroa, caiu para 108,4 na quarta-feira, em linha com as projeções do banco para o segundo trimestre. Em dezembro, o Riksbank disse estar pronto para intervir no mercado de câmbio após a coroa ter se fortalecido muito mais do que o previsto.



Bloomberg
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br