VIETNÃ DECIDE REVERTER MUDANÇAS PREVIDENCIÁRIAS IMPOPULARES


O parlamento vietnamita decidiu reverter mudanças na legislação previdenciária que geraram forte comoção nas fábricas no início do ano. A decisão foi recebida com surpresa tendo em vista o histórico de subserviência do parlamento ao autoritário governo central.

As novas mudanças foram aprovadas na segunda quinzena de junho pela Assembleia Nacional do país comunista, informou a televisão estatal VTV, permitindo que os trabalhadores recebam um pecúlio da Previdência Social ao deixarem uma determinada empresa.

O governo vinha insistindo para que tais pagamentos fossem adiados até os 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, um movimento que visava capitalizar o sistema estatal, mas que foi recebido com grande descontentamento pelos trabalhadores.

Dezenas de milhares de empregados de fábricas nacionais e internacionais do sul do país participaram de protestos e greves para mudar as regras que haviam sido aprovadas no mês de março. Eles temiam que os recursos não estivesses disponíveis ao atingirem as idades estabelecidas pelo governo. Os protestos foram interrompidos após o governo se comprometer a reavaliar o assunto.

As mudanças recém-aprovadas passaram a permitir que os trabalhadores escolham entre o saque dos recursos ou a sua permanência no sistema e posterior reversão em renda de aposentadoria.

Greves e protestos têm sido cada vez mais comuns no país de governo comunista, que controla firmemente todas as reuniões e protestos realizados em público. Embora haja muitos sindicatos, quase todos são ligados ao Partido Comunista, levando à falta de confiança dos trabalhadores nessas organizações.

Nos últimos meses, têm sido frequentes as demonstrações de descontentamento em relação aos baixos salários e condições de trabalho no país, embora a maioria das manifestações seja direcionada às práticas corporativas ao invés de políticas do governo. 



The Guardian (Nigéria)
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br