A
fim de reduzir seus passivos previdenciários em cerca de US$ 5 bilhões, a rede
de varejo J.C. Penney anunciou que 12
mil empregados aposentados aceitaram a oferta de pecúlios e que um acordo foi
fechado com a Prudential Insurance visando
à compra de anuidades para outro grupo de aposentados.
A
oferta de pecúlio foi feita a participantes do plano que começaram a receber
benefícios entre janeiro de 2000 e agosto de 2012. Aproximadamente 1.900
ex-funcionários com direito a benefícios diferidos também optaram
voluntariamente pelo recebimento de pecúlios.
Dentro
do contrato de compra de anuidades, a seguradora pagará e administrará futuros
benefícios de 43 mil aposentados, uma parcela significativa das obrigações
previdenciárias da empresa varejista.
“As
medidas anunciadas no início de outubro devem reduzir o passivo e o número de
participantes do plano em 25% a 35%”, divulgou, em nota, a J.C. Penney. “Embora o plano estivesse plenamente fundeado desde
2009 graças à execução bem-sucedida de uma estratégia de redução de riscos, as
condições mercadológicas mostraram-se favoráveis à atual redução das obrigações
previdenciárias. ”
Conforme
noticiado pela Dow Jones, a empresa se
uniu a um grupo crescente de empregadores que vem recorrendo a companhias
seguradoras a fim de reduzir suas obrigações futuras. Para as companhias, essa
é uma maneira de se proteger de potenciais retornos ruins nos investimentos,
bem como do aumento de custos dos programas de aposentadoria; para as
seguradoras, trata-se de uma forma rápida de incorporar bilhões de dólares em
ativos.
No
ano passado, por exemplo, a Motorola
Solutions transferiu para a Prudential
a responsabilidade pelo pagamento de benefícios de 30 mil aposentados, o
equivalente a US$ 3,1 bilhões em passivos de seu plano de pensão nos Estados
Unidos.
No
outono de 2012, a J.C. Penney já havia oferecido o pagamento de pecúlio a 35
mil ex-empregados com direitos diferidos que ainda não havia se aposentado na
época. Aproximadamente 25 mil aceitaram a proposta, levando a empresa a efetuar
pagamentos da ordem de US $439 milhões em dezembro de 2012.
Segundo
o CFO da J.C. Penney, Ed Record, a oferta de pecúlios e o acordo com a Prudential visam “reforçar o compromisso
da empresa com a redução de riscos do plano, além de aprimorar o perfil de
risco de longo prazo da organização”.
CFO