J.C. PENNEY REDUZ 35% DO PASSIVO PREVIDENCIÁRIO


A fim de reduzir seus passivos previdenciários em cerca de US$ 5 bilhões, a rede de varejo J.C. Penney anunciou que 12 mil empregados aposentados aceitaram a oferta de pecúlios e que um acordo foi fechado com a Prudential Insurance visando à compra de anuidades para outro grupo de aposentados.

A oferta de pecúlio foi feita a participantes do plano que começaram a receber benefícios entre janeiro de 2000 e agosto de 2012. Aproximadamente 1.900 ex-funcionários com direito a benefícios diferidos também optaram voluntariamente pelo recebimento de pecúlios.

Dentro do contrato de compra de anuidades, a seguradora pagará e administrará futuros benefícios de 43 mil aposentados, uma parcela significativa das obrigações previdenciárias da empresa varejista.

“As medidas anunciadas no início de outubro devem reduzir o passivo e o número de participantes do plano em 25% a 35%”, divulgou, em nota, a J.C. Penney. “Embora o plano estivesse plenamente fundeado desde 2009 graças à execução bem-sucedida de uma estratégia de redução de riscos, as condições mercadológicas mostraram-se favoráveis à atual redução das obrigações previdenciárias. ” 

Conforme noticiado pela Dow Jones, a empresa se uniu a um grupo crescente de empregadores que vem recorrendo a companhias seguradoras a fim de reduzir suas obrigações futuras. Para as companhias, essa é uma maneira de se proteger de potenciais retornos ruins nos investimentos, bem como do aumento de custos dos programas de aposentadoria; para as seguradoras, trata-se de uma forma rápida de incorporar bilhões de dólares em ativos.

No ano passado, por exemplo, a Motorola Solutions transferiu para a Prudential a responsabilidade pelo pagamento de benefícios de 30 mil aposentados, o equivalente a US$ 3,1 bilhões em passivos de seu plano de pensão nos Estados Unidos.

No outono de 2012, a J.C. Penney já havia oferecido o pagamento de pecúlio a 35 mil ex-empregados com direitos diferidos que ainda não havia se aposentado na época. Aproximadamente 25 mil aceitaram a proposta, levando a empresa a efetuar pagamentos da ordem de US $439 milhões em dezembro de 2012.

Segundo o CFO da J.C. Penney, Ed Record, a oferta de pecúlios e o acordo com a Prudential visam “reforçar o compromisso da empresa com a redução de riscos do plano, além de aprimorar o perfil de risco de longo prazo da organização”.

 



CFO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br