FUNDO DE PENSÃO DA BT RETIRA £ 8,4 BILHÕES DE SUA PRÓPRIA GESTORA DE INVESTIMENTO


A Hermes, gestora de investimento criada pelo fundo de pensão da BT, perderá 30% dos ativos da entidade após a gigante da área de telecomunicações optar por gerir parte de sua carteira internamente.

A Hermes informou que a decisão afetará o portfólio de títulos públicos (£8,4 bilhões), que deixará de ser gerido ativamente passando a uma estratégia passiva, mais barata, cujo objetivo é simplesmente alcançar um determinado benchmark.

Saker Nusseibeh, CEO da Hermes, afirmou que a decisão do fundo de pensão já era esperada e que os demais mandatos da gestora junto à empresa de telecomunicações não serão afetados. “Nós sabíamos que a prática do nosso cliente de gerir ativamente a carteira de títulos públicos não era muito usual. Embora a performance da carteira seja excelente, não se trata, necessariamente, de um resultado surpreendente.”

 “O efeito da movimentação sobre os negócios é mínimo”, acrescenta o executivo, salientando que os ativos em questão representam apenas 3% da receita da Hermes. A gestora continuará responsável por 30% a 40% dos recursos do fundo de pensão, afirmam seus executivos.

A BT fundou a Hermes em 1983 e ainda mantem-se como principal cliente do grupo, com mandatos que visam o financiamento de benefícios previdenciários para cerca de 320 mil trabalhadores. A gestora da empresa de telecomunicações, que conta com diversos especialistas em investimento para administrar os ativos do fundo, havia declarado, no início de 2015, que reduziria custos e injetaria £2 bilhões no fundo de pensão ao longo dos dois anos seguintes na tentativa de reduzir o déficit de £7 bilhões da entidade.

Enquanto isso, a Hermes vem diversificando sua clientela, o que lhe permitiu elevar o volume de ativos geridos de outros clientes, proporção que passou de 18%, em 2011, para mais de 50% da carteira total em 2015. No ano passado, os ativos sob gestão sofreram um incremento de 9% - chegando a £27,5 bilhões - embora as perdas da gestora tenham se elevado, alcançando a marca de £8,1 milhões.

A asset manager também tem se aventurado nos segmentos de infraestrutura e private equity, a exemplo da joint venture com o Canada Pension Plan cujo objetivo foi adquirir a Associated British Ports, além do lançamento de diversos fundos de investimento. 



The Telegraph
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br