LEGAL & GENERAL ASSINA CONTRATO DE BUY-IN COM FUNDO DE PENSÃO DA ICI


A Legal & General agiu para sanar qualquer dúvida a respeito de suas operações após o Brexit ao assinar um acordo de £750 milhões com o fundo de pensão da Imperial Chemical Industries (ICI).

As ações do grupo segurador vinham tendo fraco desempenho desde o referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, registrando queda de 19%. Um dos receios é de que o Brexit resultaria num longo período de baixas taxas de juros, o que é ruim para o mercado de anuidades de grupo, do qual a Legal & General é um dos líderes.

Porém, o acordo anunciado na terça-feira sugere que o mercado está prosperando. A Legal & General assumirá £750 milhões de passivos do plano da ICI numa transação conhecida como buy-in, na qual parte - e não a totalidade - das obrigações do plano é repassada a uma companhia seguradora. A ICI foi vendida ao grupo holandês Akzo Nobel em 2008.

Cheryl Agius, chefe da área de Transferência Estratégica de Risco Previdenciário da Legal & General, afirmou: “O relacionamento profundo e forte que temos com o fundo de pensão da ICI nos permitiu agir rapidamente quando o mercado abriu uma oportunidade. O resultado é mais um passo à frente no programa de mitigação de riscos que nós estamos ajudando os conselheiros do fundo a entregar aos participantes”.

As ações da Legal & General abriram ligeiramente em baixa na terça-feira de manhã, caindo 0,4% para £19,05.

Tradicionalmente, as baixas taxas de juros são uma má notícia para o mercado de transferência de passivos previdenciários. As seguradoras normalmente só assumem as obrigações de planos plenamente fundeados, e as baixas taxas de juros aumentam os déficits dos fundos de pensão. De acordo com o Pension Protection Fund, o déficit agregado dos planos do Reino Unido passou de £295 bilhões no final de maio para £384 bilhões no fim de junho.

O acordo sugere que, apesar das baixas taxas de juros, há apetite das companhias britânicas pelos contratos de anuidade em grupo. A Legal & General diz que o contrato com a ICI foi assinado após o referendo.

No início de 2016, a Legal & General assumiu uma carteira de  £2,9 bilhões em contratos de anuidade da rival holandesa Aegon. No total, a seguradora já fechou £4,5 bilhões em negócios desse tipo neste ano, montante bem superior ao registrado em todo o ano de 2015: £ 2,4 bilhões.

 “A incerteza política e de mercado trazida pelo referendo não atrapalha os negócios, já que, inevitavelmente, tanto as empresas quanto as pessoas terão que gerir a própria aposentadoria ou a de seus funcionários”, declarou Kerrigan Procter, diretor gerente da Legal & General Retirement, logo após o referendo. 



Financial Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br