SETOR DE LATICÍNIOS HOLANDÊS CRIA FUNDO DE PENSÃO PRÓPRIO


A indústria de produtos derivados do leite holandesa decidiu criar seu próprio fundo de pensão, o qual deverá ajudar os parceiros sociais a fazer ‘acordos mais interessantes’ para os trabalhadores.

O novo BPZ – lançado pela organização da indústria NZO com os sindicatos CNV Vakmensen, FNV Bondgenoten e De Unie – entrará em operação a partir de janeiro de 2015 de acordo com Siward Swart, do CNV Vakmensen.

Inicialmente, dez empregadores, incluindo as gigantes FrieslandCampina e DOC Cheese e empresas como Arla e Bel, participarão do novo plano de adesão voluntária. 

Ao criar o novo fundo de pensão, o setor confirma a tendência de consolidação do mercado holandês iniciada por exigências regulatórias que demandam maior nível de expertise nos conselhos, além da redução dos custos.

Segundo a agência de supervisão DNB, a Holanda possui hoje 367 fundos de pensão, dos quais 279 são fundos corporativos e 70 industriais. Há dez anos, havia mais de 700 fundos de pensão no país.

Em entrevista, Swart disse que a indústria de produtos lácteos decidiu criar o novo fundo após a conclusão do novo acordo coletivo. Até agora, somente os antigos funcionários e pensionistas da FrieslandCampina vinham acumulando direitos previdenciários num fundo de pensão. Os demais trabalhadores possuíam planos de pensão individuais contratados junto a companhias seguradoras.

 “Acreditamos que negociar um plano de pensão com uma seguradora custa uma fortuna. Esse tipo de plano está cada vez mais caro e com menos atrativos”, declarou Swart, acrescentando que os trabalhadores filiados ao Pensioenfonds Campina se manterão no plano, que será fechado.   

O novo fundo BPZ, que ainda depende da licença do regulador para funcionar, terá apenas participantes ativos.

Swart informou que os criadores do novo plano ainda estão negociando com patrocinadores e gestoras de ativos em potencial, embora não tenha dado mais detalhes sobre o assunto. A composição do conselho do novo fundo não deve ter novidades e o BPZ deve operar no modelo independente.

Swart disse ainda que o novo fundo terá planos de Contribuição Definida e contribuições de 17,1% sobre os salários, dos quais 14,8% serão pagos pelo empregador. O acúmulo anual de benefícios será de 1,875% do salário. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br